Firmino apresenta critérios para reabertura do comércio em Teresina; Saiba!

O prefeito Firmino Filho (PSDB), apresentou nesta sexta-feira (29) as diretrizes para a retomada das atividades econômicas em Teresina e estipulou sete critérios para a reabertura do comércio na cidade, que segundo ele, será dividido em quatro fases.

“Os critérios serão não só internos, mas também de circulação na cidade. A construção civil, por exemplo, dispersa as pessoas ao longo da cidade, enquanto o comércio no centro aglomera, tudo isso é levado em conta”, disse Firmino.

O gestor ainda esclareceu que as fases devem passar por avaliações da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Governo do Estado, empresários, Sindicatos e sociedade civil. Para isso, será realizada uma consulta pública.

“Na próxima semana, vamos abrir uma consulta pública para que a população possa participar e avaliar o planejamento para o retorno das atividades econômicas. Devemos atuar conjuntamente, compartilhando responsabilidades e mitigando riscos associados à Covid-19. É muito importante que possamos trabalhar na construção de uma ordem e orientações de todo o processo. Cada atividade deve ter seus protocolos específicos e cada empresa precisa ter um Plano de Segurança para guiar a rotina e o dia a dia. Para que a gente possa conviver com esse risco, que será permanente nesse novo normal, é essencial atender aos protocolos”.

Saiba quais os critérios

Os sete critérios considerados durante o estudo para a retomada das atividades econômicas são: medir e monitorar a taxa de reprodução da doença; reduzir o número de internações; diminuir o número de óbitos; avaliar a capacidade de leitos de observação e enfermaria; considerar capacidade de leitos de UTI; fortalecer a capacidade de testagem; e ampliar a capacidade de rastreamento de contatos.

O prefeito também apresentou as fases para reabertura, que são estipuladas conforme os riscos de contaminação. Veja: