Teresina
Com transporte coletivo parado há 20 dias, Setut diz que ‘não é possível realizar acordos’

O transporte coletivo de Teresina está totalmente parado há 20 dias, devido a greve deflagrada por motoristas e cobradores. Nessa quarta-feira (03), motoristas e cobradores se reuniram em um ato em frente ao Palácio da Cidade, pedindo intervenção da Prefeitura de Teresina nas negociações junto aos empresários.
No entanto, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (Setut), emitiu uma nota nesta quinta-feira (04) informando que, não julga possível realizar acordos diante do atual ‘cenário incertezas’, provocado pela pandemia.
“Com o surgimento da pandemia da Covid-19, o sistema passou a transportar apenas 5% da demanda, durante estes 50 dias até o momento, resultando em um impacto negativo na arrecadação que não cobre sequer os custos básicos, como o óleo diesel. Após o início da greve (15/5/20), o sistema de transporte está totalmente parado há 20 dias”, diz trecho da nota.
O Sindicato ainda esclareceu que, apesar disso, as empresas seguirão realizando o que está ao seu alcance e de acordo com a legislação vigente.
Leia nota na íntegra
O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que o prazo da última convenção coletiva encerrou em janeiro de 2020 e, ao final deste período, não houve possibilidade de nova renegociação com os trabalhadores, dentro das possibilidades e das projeções econômicas para este ano.
Com o surgimento da pandemia da Covid-19, o sistema passou a transportar apenas 5% da demanda, durante estes 50 dias até o momento, resultando em um impacto negativo na arrecadação que não cobre sequer os custos básicos, como o óleo diesel. Após o início da greve (15/5/20), o sistema de transporte está totalmente parado há 20 dias.
Diante desta queda na arrecadação, o SETUT informou ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI) que as empresas cumprirão o que rege à normativas concedidas pelo Governo para ajudar o setor patronal.
O SETUT reforça ainda que compreende o atual momento enfrentado pela classe laboral, mas não julga possível realizar acordos diante deste atual período de incertezas.
As projeções econômicas nacionais para o setor de transportes, preveem queda próximo aos 50% na demanda. Portanto, as empresas reforçam que seguirão realizando o que está ao seu alcance e de acordo com a legislação vigente. Paulatinamente, serão revistos periodicamente o cenário do setor, e conforme os avanços ou decréscimos observados na economia, será discutido com o sindicato laboral o que ainda poderá ser feito para, juntos, tentar manter o sistema de transporte público ativo.
Teresina
Covid-19: Avião da FAB com pacientes de Manaus desembarca em Teresina

Desembarcou nesta sexta-feira (15/01), no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com nove pacientes vindos da cidade de Manaus-AM, em Teresina.
No local, equipes da Fundação Municipal de Saúde estão a postos com uma van e 11 ambulâncias – duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico -para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU).
A FMS ainda explica que os leitos ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de teresinense.
Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, comentou sobre a chegada dos pacientes e as expectativas para o tratamento dos mesmos.
“Estamos com a equipe pronta para dar assistência a esses pacientes que vieram de tão longe, cheios de esperança. E também, para que eles possam ser assistidos da melhor forma possível com toda segurança e qualidade que o Piauí pode oferecer a esses irmãos amazonenses, que passam por esse momento de tamanha dificuldade, disse o presidente da FMS.
Teresina
Ministério da Saúde encaminha à Teresina 30 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus

Atualização
A Fundação Municipal de Saúde informou na tarde desta quinta-feira (14/01) que, em função de problemas de logística no abastecimento de oxigênio no avião da Força Aérea Brasileira que traria os pacientes de Manaus-AM para Teresina, o vôo sofreu um atraso. A chegada dos pacientes, que seria às 13h, agora está prevista está prevista para as 18h.
——
Equipes do Ministério da Saúde estão em Manaus-AM remanejando pacientes com Covid-19 para cidades brasileiras que tem suporte em saúde para recebê-los. Uma delas é Teresina, que receberá 30 pacientes nesta quinta-feira (14/01), que serão transportados avião da Força Aérea Brasileira. A previsão é de que a aeronave pouse em solo piauiense às 13h.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), na madrugada de hoje, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contado com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informando que enviaria os pacientes para a capital.
“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, informou Gilberto Albuquerque.
Segundo Albuquerque, 11 ambulâncias serão disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas.
“Os pacientes são clínicos. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, finalizou.
Colapso
O estado do Amazonas sofre com uma segunda onda da covid-19 e a capital do estado enfrenta a alta das internações, que já são em maior número do que as registradas em dezembro.
São 235 pacientes do Amazonas que serão levados a outros 6 estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, segundo informou o governador Wilson Lima nesta quinta-feira (14). Em situação de caos, os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com coronavírus.
A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias.
Teresina
Motorista perde controle e capota carro na zona Leste de Teresina

Um carro capotou na tarde desta quarta-feira (13/01), na Avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina. Conforme testemunhas, o condutor teria perdido o controle da direção ao passar por uma tartaruga de sinalização (um obstáculo horizontal que serve como divisória da pista). Com isso, ele acabou tombando o veículo.
Com o acidente, o motorista, identificado como Fernando Dias, de 28 anos sofreu algumas escoriações pelo corpo. Ele chegou a receber atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem.
Também houve registro de vazamento de gasolina e por isso, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada pra atender a ocorrência. O problema já foi resolvido. A
Polícia Militar esteve no local acidente e isolou a área até a chegada da equipe da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) para realização dos os procedimentos cabíveis.
-
Polícia1 ano atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia9 meses atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire1 ano atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”