Prefeito Firmino Filho explica como será feita a reabertura gradual do comércio em Teresina

O prefeito do município de Teresina, Firmino Filho, divulgou um vídeo, no qual ele explica detalhadamente como será feito o processo de reabertura das atividades econômicas na capital piauiense.

Antes de explicar as etapas, o prefeito fez questão de parabenizar a população, que está contribuindo com o isolamento social, e aos profissionais das atividades essenciais, principalmente da área da saúde, que trabalham salvando vidas e lutando diariamente para barrar o avanço do coronavírus.

Para retorno das atividades, a Prefeitura de Teresina destacou sete métricas ou critérios que devem cumpridos neste primeiro momento:

  1. Medir e monitorar a taxa de reprodução da doença: mede quantas pessoas um portador do vírus consegue infectar em um determinado tempo. Para métrica ser atendida, a taxa de contaminação deve ser menor ou igual a 1.
  2. Diminuir o número de internações: quando houver diminuição constante do total de internações por coronavírus ao longo de duas semanas, o critério é atendido.
  3. Diminuir o número de óbitos: se há um redução continua de óbitos durante duas semanas, o critério é considerado atendido.
  4. Capacidade de leitos de obervação e enfermaria: para reabertura, devem haver pelo menos 30% de leitos de observação disponíveis, assim como 30% de leitos de enfermaria e disponíveis.
  5. Capacidade de leitos de UTI: devem haver pelo menos 30% do total de leitos de UTI disponíveis antes da reabertura.
  6. Fortalecer a capacidade de testagem: a reabertura depende da capacidade de se realizar, no mínimo, 1.000 testes por dia (1,2% da população por dia).
  7. Fortalecer a capacidade de rastreamento de contatos: a prefeitura necessita de no minímo 60 rastreadores de contato para cada 100 mil habitantes, isto representa 520 agentes treinados para atuar como ‘detetives da Covid’ de porta em porta, distribuídos na zona urbana e na zona rural de Teresina.