Siga as Redes Sociais

Teresina

Prefeitura inicia fiscalização de empresas que não testaram funcionários para Covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

A Prefeitura de Teresina vai iniciar a fiscalização das empresas que ainda não fizeram os testes de diagnósticos para Covid-19 nos seus trabalhadores.  Conforme o decreto Nº19.735, devem realizar a testagem os estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, órgãos e instituições públicas em funcionamento que tenham partir de 31 trabalhadores.

“A testagem é fundamental para garantir a segurança tanto dos trabalhadores como das pessoas que precisam utilizar os serviços e produtos destes estabelecimentos. Também é uma das medidas necessárias para o monitoramento da Covid-19 em nossa cidade. A Prefeitura deu um prazo para estas empresas testarem os seus trabalhadores e monitorar os sintomas relacionados às síndromes gripais. Agora vamos atuar de forma rigorosa na fiscalização quanto ao cumprimento do decreto municipal”, afirmou o prefeito Firmino Filho.

O decreto torna obrigatória a realização de testes de diagnósticos homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a Covid-19 nos trabalhadores da iniciativa privada e nos servidores do serviço público que estejam no exercício de suas funções e atividades nos seus respectivos locais de trabalho.

São obrigados a realizar os testes os estabelecimentos em funcionamento, que são serviços essenciais, incluindo aqueles prestadores de serviços na área de saúde. “A Prefeitura já está testando todos os seus servidores, vamos fazer o possível para testar também os profissionais autônomos e informais e aguardamos que as empresas do setor privado também cumpram as normas que são necessárias neste momento para garantir a segurança e a saúde de todos”, acrescentou Firmino.

De acordo com o decreto, aqueles estabelecimentos que estão com funcionamento suspenso só poderão reabrir após a retomada das atividades econômicas após a realização dos testes de diagnóstico nos seus colaboradores. Em caso de descumprimento da determinação, ficarão sujeitos à interdição total das atividades e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Teresina já registra 135 casos de pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 e contabiliza um total de 3.309 casos da doença na capital, segundo dados do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Diante desse cenário, precisamos nos precaver e proteger trabalhadores e clientes. Por meio da testagem é que poderemos rastrear possíveis casos e, assim, ter uma rede de isolamento mais eficiente, para que possamos trabalhar de forma segura no retorno gradual das nossas atividades econômicas”, destacou prefeito.

Teresina

Covid-19: Avião da FAB com pacientes de Manaus desembarca em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Momento em que avião pousou em solo teresinense com pacientes vindos de Manaus-AM.

Desembarcou nesta sexta-feira (15/01), no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com nove pacientes vindos da cidade de Manaus-AM, em Teresina.

No local, equipes da Fundação Municipal de Saúde estão a postos com uma van e 11 ambulâncias – duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico -para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU).

A FMS ainda explica que os leitos ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de teresinense.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, comentou sobre a chegada dos pacientes e as expectativas para o tratamento dos mesmos.

“Estamos com a equipe pronta para dar assistência a esses pacientes que vieram de tão longe, cheios de esperança. E também, para que eles possam ser assistidos da melhor forma possível com toda segurança e qualidade que o Piauí pode oferecer a esses irmãos amazonenses, que passam por esse momento de tamanha dificuldade, disse o presidente da FMS.

Continue Lendo

Teresina

Ministério da Saúde encaminha à Teresina 30 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação


Atualização

A Fundação Municipal de Saúde informou na tarde desta quinta-feira (14/01) que, em função de problemas de logística no abastecimento de oxigênio no avião da Força Aérea Brasileira que traria os pacientes de Manaus-AM para Teresina, o vôo sofreu um atraso. A chegada dos pacientes, que seria às 13h, agora está prevista está prevista para as 18h.

——

Equipes do Ministério da Saúde estão em Manaus-AM remanejando pacientes com Covid-19 para cidades brasileiras que tem suporte em saúde para recebê-los. Uma delas é Teresina, que receberá 30 pacientes nesta quinta-feira (14/01), que serão transportados avião da Força Aérea Brasileira. A previsão é de que a aeronave pouse em solo piauiense às 13h.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), na madrugada de hoje, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contado com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informando que enviaria os pacientes para a capital.

“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, informou Gilberto Albuquerque.

Segundo Albuquerque, 11 ambulâncias serão disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas.

“Os pacientes são clínicos. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, finalizou.

Colapso

O estado do Amazonas sofre com uma segunda onda da covid-19 e a capital do estado enfrenta a alta das internações, que já são em maior número do que as registradas em dezembro.

São 235 pacientes do Amazonas que serão levados a outros 6 estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, segundo informou o governador Wilson Lima nesta quinta-feira (14). Em situação de caos, os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com coronavírus. 

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias. 

Continue Lendo

Teresina

Motorista perde controle e capota carro na zona Leste de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem recebida através de rede social

Um carro capotou na tarde desta quarta-feira (13/01), na Avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina. Conforme testemunhas, o condutor teria perdido o controle da direção ao passar por uma tartaruga de sinalização (um obstáculo horizontal que serve como divisória da pista). Com isso, ele acabou tombando o veículo.

Com o acidente, o motorista, identificado como Fernando Dias, de 28 anos sofreu algumas escoriações pelo corpo. Ele chegou a receber atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem.

Também houve registro de vazamento de gasolina e por isso, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada pra atender a ocorrência. O problema já foi resolvido. A

Polícia Militar esteve no local acidente e isolou a área até a chegada da equipe da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) para realização dos os procedimentos cabíveis.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat