'Será como descer uma serra', diz Firmino sobre reabertura da economia em Teresina

O prefeito Firmino Filho (PSDB), comentou nesta quarta-feira (01/07), sobre o plano de reabertura gradual da economia, em Teresina, e usou uma analogia para explicar o processo, que para ele, será como ‘descer uma serra’.

“Vamos retomar com segurança, sem deslizes, será como descer a serra, com pé no freio, e a mão no freio de mão, faremos com delicadeza, com jeito. Temos a percepção de que estamos no pico e nas próximas semanas vamos ‘desarmar’ com sutileza e atenção, para não jogar fora nosso trabalho feito até agora”, disse Firmino.

Firmino ainda apresentou dados sobre a taxa de contaminação do vírus, com base na 11ª etapa da pesquisa sorológica realizada na capital.

De acordo com o prefeito, a curva de contaminação apresentou uma estabilização e, apesar dos casos continuarem aumentando, as taxas seguem decrescendo.

Quanto ao número de infectados, o histórico das pesquisas mostra que o pico da Covid-19 foi entre 05 e 07 de junho, onde o número de pessoas com o vírus ativo foi de 41.340.  De lá pra cá, foi registrado o mesmo patamar de infecção ativa e, essa semana, o número de pessoas com o IgM positivo foi de 37.448. “Esses dados nos induzem a pensar que estamos dentro de um momento de platô. O R0 também vem caindo semana pós semana e estamos muito próximo de 1”, analisou o prefeito.

O número de casos positivados nesta etapa da sondagem foi de 167.175, o que representa 29 vezes mais que os 5.856 casos confirmados oficialmente divulgados pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Desse total de positivados atestados pela pesquisa, 37.448 estão com o vírus ativo e podem transmitir a doença.

O prefeito alertou que o pico de circulação do vírus não bate com o pico de internações e de óbitos, sendo necessário um esforço maior de todos para a redução dos números.

“A ideia é que possamos fazer, durante todo o mês de julho, essa política de medidas mais restritivas durante os finais de semana para que possamos melhorar os nossos índices de isolamento social, dando continuidade ao nosso planejamento para a retomada das atividades de forma mais segura para a população”, destacou o prefeito, ressaltando que a Prefeitura vem fazendo sua parte e está trabalhando para aumentar a quantidade de leitos de UTI e de enfermaria.