Siga as Redes Sociais

Teresina

‘Será como descer uma serra’, diz Firmino sobre reabertura da economia em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho (PSDB), comentou nesta quarta-feira (01/07), sobre o plano de reabertura gradual da economia, em Teresina, e usou uma analogia para explicar o processo, que para ele, será como ‘descer uma serra’.

“Vamos retomar com segurança, sem deslizes, será como descer a serra, com pé no freio, e a mão no freio de mão, faremos com delicadeza, com jeito. Temos a percepção de que estamos no pico e nas próximas semanas vamos ‘desarmar’ com sutileza e atenção, para não jogar fora nosso trabalho feito até agora”, disse Firmino.

Firmino ainda apresentou dados sobre a taxa de contaminação do vírus, com base na 11ª etapa da pesquisa sorológica realizada na capital.

De acordo com o prefeito, a curva de contaminação apresentou uma estabilização e, apesar dos casos continuarem aumentando, as taxas seguem decrescendo.

Quanto ao número de infectados, o histórico das pesquisas mostra que o pico da Covid-19 foi entre 05 e 07 de junho, onde o número de pessoas com o vírus ativo foi de 41.340.  De lá pra cá, foi registrado o mesmo patamar de infecção ativa e, essa semana, o número de pessoas com o IgM positivo foi de 37.448. “Esses dados nos induzem a pensar que estamos dentro de um momento de platô. O R0 também vem caindo semana pós semana e estamos muito próximo de 1”, analisou o prefeito.

O número de casos positivados nesta etapa da sondagem foi de 167.175, o que representa 29 vezes mais que os 5.856 casos confirmados oficialmente divulgados pelo Centro de Operações de Emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Desse total de positivados atestados pela pesquisa, 37.448 estão com o vírus ativo e podem transmitir a doença.

O prefeito alertou que o pico de circulação do vírus não bate com o pico de internações e de óbitos, sendo necessário um esforço maior de todos para a redução dos números.

“A ideia é que possamos fazer, durante todo o mês de julho, essa política de medidas mais restritivas durante os finais de semana para que possamos melhorar os nossos índices de isolamento social, dando continuidade ao nosso planejamento para a retomada das atividades de forma mais segura para a população”, destacou o prefeito, ressaltando que a Prefeitura vem fazendo sua parte e está trabalhando para aumentar a quantidade de leitos de UTI e de enfermaria.

Teresina

Circulação dos ônibus será suspensa em Teresina no fim de semana

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Prefeitura de Teresina determinou a continuidade das restrições para o funcionamento das atividades econômicas nos próximos dois finais de semana e a circulação dos ônibus será suspensa em 100% neste sábado (15) e domingo (16). O novo decreto nº 19.995 pretende coibir a proliferação da Covid-19 na capital, que teve aumento nesta semana de 9% da taxa de transmissibilidade.

O gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Weldon Bandeira, ressalta que as restrições realizadas nos finais de semana têm gerado bons resultados, e que com o não funcionamento de boa parte dos setores, não há necessidade para deslocamentos. “A intenção é que as pessoas fiquem em casa e evitem a proliferação dessa doença infecciosa na capital. Os resultados têm sido positivos e os deslocamentos só devem ser feitos em casos essenciais”, recomenda o superintendente.

Nos próximos dois finais de semana (15 e 16 de agosto, e 22 e 23 de agosto) estão autorizados a funcionar apenas as seguintes atividades e estabelecimentos: farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha; órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; situações comprovadas de urgências e emergências.

Neste domingo, 16 de agosto, foram mantidos somente os eventos que serão transmitidos de forma virtual para a celebração do aniversário de Teresina. Já nos sábados, 15 e 22 de agosto, fica autorizado o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis. Os postos revendedores de combustíveis estarão autorizados a abrir no horário das 7h às 24h na sextas-feiras, 14 e 21 de agosto.

Continue Lendo

Teresina

Firmino mantém lockdown nos finais de semana em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/PMT

A Prefeitura de Teresina determinou a continuidade das restrições para o funcionamento das atividades econômicas nos próximos dois finais de semana. Em reunião realizada nesta quinta-feira (13) com o prefeito Firmino Filho, os integrantes do Comitê de Operações de Emergência (COE) destacaram que seria mais prudente manter as restrições considerando que foi registrado um crescimento de 11,8% nos atendimentos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas duas semanas.

Após a avaliação dos dados relacionados à pandemia na cidade, o prefeito assinou o decreto nº 19.995 detalhando o que pode funcionar aos sábados e domingos. “O COE também recomendou que a Prefeitura mantenha a próxima fase de reabertura das atividades econômicas na capital. Mas faz um alerta de que também precisamos manter medidas mais restritivas para reforçar o isolamento social e evitar a disseminação do Coronavírus porque a pandemia não acabou. Vamos continuar monitorando o processo de retomada das atividades econômicas na cidade para possamos adotar as medidas certas”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

Com o novo decreto, nos próximos dois finais de semana (15 e 16 de agosto, e 22 e 23 de agosto) estão autorizados a funcionar apenas as seguintes atividades e estabelecimentos: farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha; órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; situações comprovadas de urgências e emergências.

Nos sábados (15 e 22 de agosto), fica autorizado o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis. Os postos revendedores de combustíveis estarão autorizados a abrir no horário das 7h às 24h na sextas-feiras (14 e 21 de agosto). Neste domingo, dia 16 de agosto, quando é celebrado o aniversário de Teresina, foram mantidos apenas os eventos que serão transmitidos de forma virtual.

Ainda com relação às restrições dos finais de semana, os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo Coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais. O descumprimento das restrições, por qualquer estabelecimento, serviço e atividade que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar resultará na aplicação de multas, intervenção total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Continue Lendo

Teresina

Aniversário de Teresina será comemorado com protocolos de segurança

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: O Dia

Aplaudir Teresina por enfrentar com muita coragem o maior desafio de toda a sua história. Essa é a proposta da Prefeitura para marcar o aniversário de 168 anos da cidade, comemorado no próximo dia 16. Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a programação mantém alguns eventos tradicionais do mês de agosto, mas seguindo todos os protocolos de segurança para evitar aglomerações.

“Desde o início da pandemia, o aplauso tornou-se uma das manifestações de reconhecimento mais marcantes em todo o mundo. Queremos  aplaudir cada pessoa que deu sua contribuição nesse momento tão difícil e homenagear nossa gente que se mostra sempre tão guerreira”, ressalta o prefeito Firmino Filho.

O domingo de aniversário da cidade começa com uma alvorada nos mercados públicos a partir das 7h. A Orquestra Sanfônica de Teresina e o Quinteto de Metais 16 de agosto levarão música para os mercados da Piçarra, da Vermelha, do Dirceu, do Mafuá, do São Joaquim e o Mercado Central.

Logo em seguida, às 9h, acontecerá a celebração da tradicional missa na Igreja do Amparo pelo arcebispo Dom Jacinto Brito. Haverá um número limitado de pessoas, de forma a cumprir as medidas de segurança, mas quem ficar em casa poderá acompanhar a celebração através das redes sociais da Prefeitura. Ao final, haverá o corte simbólico do bolo do aniversário da cidade.

A programação segue com a sessão solene na Câmara Municipal de Teresina, às 11h, que também será transmitida ao vivo pelas redes da Casa Legislativa e da Prefeitura. Na solenidade, o prefeito Firmino Filho deve falar sobre a evolução da cidade nos últimos anos, ressaltando as principais conquistas.

No período da noite, a partir das 19h, está prevista a solenidade para anúncio do nome das pessoas agraciadas com a Medalha Conselheiro Saraiva. O evento acontecerá de forma virtual no Palácio da Música, também com transmissão on-line. A entrega das medalhas se dará em data a ser definida.

Encerrando a programação do dia, a partir das 20h30, haverá projeção de imagens em homenagem ao aniversário da cidade na Ponte Estaiada e a queima silenciosa de fogos.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat