Firmino adia reabertura do comércio após estabelecimentos serem flagrados funcionando de forma irregular

O prefeito Firmino Filho (PSDB), informou nesta quarta-feira (8), que o a segunda etapa de reabertura de parte do comércio, prevista para ocorrer no dia 13, foi adiada para 20 de julho. A decisão, foi tomada, segundo o prefeito, porque está havendo desrespeito ao decreto de isolamento social, com funcionamento de estabelecimentos no Centro de Teresina funcionando irregularmente.

“Vamos adiar para o dia 20, porque está havendo muito desrespeito ao decreto. Quando iniciamos o processo, muitos setores não autorizados a funcionar, começaram a funcionar. Se continuar, vamos tomar uma medida impopular, que é o rodízio de veículos”, disse o prefeito.

Firmino ainda comentou sobre a movimentação no Centro da cidade e chamou atenção aos riscos.

“Fiquei horrorizado ao ver a quantidade de carros no Centro. As pessoas não querem esperar mais duas semanas, para sairmos disso com segurança. Assim, estão colocando em risco a nossa estratégia, funcionando de forma clandestina. Se cada um fizer o que der na telha, vamos sair quando dessa situação? Estamos fazendo um pacto para uma retomada gradual e segura, mas se não for cumprido, o poder público, de forma responsável, pode retroceder”.

As atividades que tiveram suas reaberturas adiadas são:

– Comércio de veículos e motocicletas
– Comércio de peças e acessórios novos para veículos e motocicletas
-Manutenção e reparação de veículos automotores
– Comércio por atacado e a varejo de motocicletas e motonetas novas e usadas
– Comércio por atacado e a varejo de peças e acessórios novos e usados para motocicletas e motonetas
– Representantes comerciais e agentes do comércio de motocicletas, peças e acessórios
– Atividades de teleatendimento

Estabelecimentos autuados

Foto: Renato Bezerra

Durante operação realizada na manhã de ontem, a Guarda Civil Municipal de Teresina fez 12 autuações de estabelecimentos que estavam.funcionando irregularmente, descumprindo os decretos municipais que restringem as atividades econômicas durante a pandemia da Covid-19.