Siga as Redes Sociais

Teresina

Circulação dos ônibus será suspensa em Teresina no fim de semana

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Prefeitura de Teresina determinou a continuidade das restrições para o funcionamento das atividades econômicas nos próximos dois finais de semana e a circulação dos ônibus será suspensa em 100% neste sábado (15) e domingo (16). O novo decreto nº 19.995 pretende coibir a proliferação da Covid-19 na capital, que teve aumento nesta semana de 9% da taxa de transmissibilidade.

O gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Weldon Bandeira, ressalta que as restrições realizadas nos finais de semana têm gerado bons resultados, e que com o não funcionamento de boa parte dos setores, não há necessidade para deslocamentos. “A intenção é que as pessoas fiquem em casa e evitem a proliferação dessa doença infecciosa na capital. Os resultados têm sido positivos e os deslocamentos só devem ser feitos em casos essenciais”, recomenda o superintendente.

Nos próximos dois finais de semana (15 e 16 de agosto, e 22 e 23 de agosto) estão autorizados a funcionar apenas as seguintes atividades e estabelecimentos: farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha; órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; situações comprovadas de urgências e emergências.

Neste domingo, 16 de agosto, foram mantidos somente os eventos que serão transmitidos de forma virtual para a celebração do aniversário de Teresina. Já nos sábados, 15 e 22 de agosto, fica autorizado o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis. Os postos revendedores de combustíveis estarão autorizados a abrir no horário das 7h às 24h na sextas-feiras, 14 e 21 de agosto.

Teresina

Decreto amplia horário de serviços de saúde e número de pessoas em eventos religiosos em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Ilustrativa - Foto: Reprodução/Arquidiocese de Teresina

A Prefeitura de Teresina ampliou, através de decreto, os horários para o funcionamento dos serviços de saúde na capital e o número de pessoas nas celebrações presenciais em templos religiosos. Todas as atividades devem manter os protocolos de higiene e segurança para evitar a disseminação da Covid-19.

De acordo com o decreto, os atendimentos eletivos dos serviços de saúde humana ambulatoriais passam a funcionar, de segunda-feira a sábado, de acordo com a administração de cada estabelecimento, nos horários de 7h às 18h, no setor público, e de 8h as 18h, no setor privado. 

“As pesquisas sorológicas mais recentes indicam uma estabilização e queda nos casos de coronavírus em Teresina, inclusive com a redução das internações hospitalares. Por isso, estamos dando seguimento ao nosso processo de reabertura gradual e segura”, destaca o secretário municipal de governo, Fernando Said.

O documento trata ainda sobre a flexibilização das medidas de suspensão das atividades religiosas, ampliando a participação nas celebrações presenciais para 50% da capacidade física da igreja ou templo religioso, considerando pessoas sentadas. As atividades religiosas também devem respeitar o distanciamento de 2 metros entre os participantes da celebração. A administração destes locais pode realizar agendamento prévio para que se garanta o cumprimento desta norma. 

As igrejas católicas devem continuar realizando gravações e transmissão de missas online. Se a gravação e/ou transmissão ocorrer de forma conjunta com a celebração, o número de pessoas envolvidas na gravação deve ser computado para o cálculo de 50% da capacidade da igreja.

A lotação máxima de 50% da capacidade do espaço também se estende às atividades das religiões de Matrizes Africanas, igrejas Evangélicas, Centro Espirita e demais Organizações Religiosas. A medida busca garantir distanciamento social adequado entre as pessoas nestes ambientes. Caso os estabelecimentos descumpram o decreto, estarão sujeitos a interdição total das atividades e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Continue Lendo

Teresina

Isolamento social chega a 37,5% na quinta-feira (17) em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Hamlet Gonçalves

Teresina registrou, na quinta-feira (17), isolamento social de 37,5%, segundo dados da startup InLoco, que faz um levantamento diário na capital, por meio de georeferenciamento. Com isso, a cidade ocupou a 3ª posição entre as capitais do país.

Os dados da InLoco também mostram como anda o isolamento social por regiões de Teresina. Na quinta-feira, quem mais respeitou as determinações para ficar em casa foi a população da zona Sudeste, com 38,99%; seguida da zona Centro-Norte, com 37,64%; da zona Sul, com 37,53% , e da zona Leste, com 37,17%.

Quando analisados por bairros, os dados mostram que quem mais respeitou o isolamento social foram Mafrense (48,80%), Bom Princípio (45,03%), São João (43,30%), Ininga (43,15%) e Santa Cruz (42,90%). Na outra ponta da tabela, com os menores índices, estão os bairros Jacinta Andrade (28,30%), Nova Brasília (29,70%), Cristo Rei (29,80%), Vila São Francisco (31,40%) e Água Mineral (31,45%).

Os índices vêm sofrendo queda nas últimas semanas devido à retomada das atividades comerciais e sociais em toda a cidade. Com isso, as pessoas estão saindo de casa com mais frequência. No entanto, é importante lembrar que o vírus ainda circula pela capital e todos os cuidados devem ser mantidos, como o distanciamento social, o uso de máscaras, higienização das mãos, evitar aglomerações e só sair de casa em caso de necessidade.

Fonte: PMT

Continue Lendo

Teresina

Prefeitura de Teresina decreta fim do lockdown aos domingos

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR/Fotos Públicas

A Prefeitura de Teresina decidiu flexibilizar as medidas restritivas, e as atividades econômicas e sociais voltarão a funcionar aos domingos. A medida passa a valer a partir deste final de semana, no entanto, os estabelecimentos comerciais deverão respeitar os protocolos de segurança à fim de minimizar os impactos da pandemia.

Entre as regras que devem ser seguidas, estão a limitação no número de frequentadores nos estabelecimentos, manutenção do distanciamento entre clientes, fornecimento de material para higienização das mãos e equipamentos de proteção para os funcionários, além de não permitir a entrada de clientes sem máscara.

“O vírus ainda circula na nossa cidade, mas a situação já está mais controlada. O número de mortes e de internações, bem como a procura por UBSs que atendem a pacientes com síndromes gripais, estão em queda. Isso nos dá mais tranquilidade para a retomada das atividades também aos finais de semana”, disse o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Com uma maior flexibilização, o Centro de Operações em Emergência (COE), continuará monitorando os casos e realizando avaliações sobre os índices da doença na capital periodicamente.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat