Novo decreto autoriza reabertura de cinemas e teatros em Teresina

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), assinou decreto que autoriza a reabertura de estabelecimentos ligados ao setor de eventos, como cinemas, casas de espetáculos, teatros e boates, que já podem funcionar a partir desta quinta-feira (10).

O decreto número 20.078 estabelece que esses locais deverão funcionar com 40% da capacidade, seguindo orientações de protocolo higiênico-sanitário específico para evitar a propagação do coronavírus na capital. Além de seguir as recomendações gerais como o uso de máscara, por exemplo, as empresas deverão adotar algumas medidas tais como: controlar acesso às instalações desde a entrada com sinalização no chão para indicar percurso de circulação e posicionamento dos trabalhadores; os locais de apresentação deverão ter acesso exclusivo para artistas reduzindo contato com público e evitando aglomerações.

As empresas também devem disponibilizar tapetes sanitizantes na entrada ou em locais de grande circulação de pessoas e/ou mercadorias. A compra de ingressos deverá ser feita preferencialmente pela internet e os pagamentos deverão também priorizar métodos eletrônicos. Não será permitido o consumo de alimentos no interior de cinemas e teatros.

Além disso, a medida também estende o horário de funcionamento das lojas localizadas no shoppings da capital e na zona Leste, que passarão a funcionar das 10h às 22h. Os estabelecimentos do comércio varejista no Centro de Teresina e no Shopping da Cidade também tiveram os horário estendidos das 9h às 18h.  Já, os postos de revendedoras de combustíveis passarão a funcionar em turnos ininterruptos de 24 horas.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, a liberação acontece após a estabilização no número de casos e óbitos da doença na capital, e após a liberação por parte do Governo do Estado.

“Estamos observando o cenário e fazendo uma retomada segura e responsável. É extremamente importante que as empresas sigam as orientações, sempre pautadas no bem-estar e na saúde dos clientes e trabalhadores”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.