Siga as Redes Sociais

Teresina

Firmino afirma que ‘estão politizando’ discussões sobre vacina contra covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho (PADB), disse durante divulgação dos dados da 21ª etapa sorológica do coronavírus na capital, que as discussões em torno da vacina contra a doença, estão sendo politizadas.

Para o gestor, o assunto tem que ser discutido de forma técnica, já que não há uma previsão exata para o início da vacinação.

“A gente torce que dê tudo certo, que seja produzida, mas não há ainda nada palpável. Estão politizando um assunto técnico, como se a vacina já estivesse testada e aprovada. Tem que ver se vai ser segura, porque se não, de nada vai adiantar se causar um estrago maior”, disse o prefeito.

Coronavírus em Teresina

Quanto a questão do coronavírus na capital, o gestor informou que há uma tendência de queda e estabilização do vírus na capital.

A pesquisa apontou que os óbitos tiveram redução de 85%, além disso, cerca de 21% (183,5mil) da população já teve contato com o vírus. Destes, cerca de 23 mil estão com o vírus ativo.



Teresina

COE decide manter hospitais de campanha de Teresina em funcionamento

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Rômulo Piauilino

Os Hospitais de Campanha Padre Pedro Balzi, na Universidade Federal do Piauí, e João Claudino Fernandes, ao lado do Hospital de Urgência de Teresina, devem continuar funcionando para atender pacientes com Covid-19, em Teresina. A decisão foi tomada durante reunião que aconteceu nesta quarta-feira (02), entre o prefeito Firmino Filho e membros do Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Mais cedo, Firmino havia adiantado que o grupo se reuniria, para discutir sobre a possibilidade de paralisação das atividades do Hospital de Campanha Pedro Balzi.

Após o encontro, o gestor ressaltou que a doença continua estável na capital, no entanto, por precaução, o COE recomendou que se mantenha os hospitais em funcionamento.

“O COE entende que há a necessidade de dar continuidade, apesar da pouca utilização, e a Prefeitura acata a decisão. Isso porque nós vivemos em um momento de incerteza em relação a uma possível segunda onda, que nós estamos vendo no restante do mundo”, disse.

A diretora de Assistência Hospitalar da FMS, Jesus Mousinho, lembra que o número de leitos disponíveis nos hospitais caíram desde que foram abertos, devido à demanda que diminuiu. “No hospital Padre Pedro Balzi, por exemplo, o número de leitos diminuiu de 80 para 20, pela queda da demanda. Mas achamos mais prudente deixar o hospital em funcionamento”, afirmou. O hospital já atendeu cerca de mil pacientes, desde que foi inaugurado.

Os dados apresentados pelo COE durante a reunião, mostram que, nos últimos seis meses, o número de pacientes com Covid-19 que chegam ao sistema de saúde sofreu uma queda significativa. Já nos últimos três meses, os dados mostram que o número de casos e internações se estabilizou. No entanto, o infectologista membro do COE, Walfrido Salmito, afirma que é necessário que as autoridades em saúde se mantenham em estado de alerta. “Nós já vemos cidades do sul do país com 80% da ocupação de leitos, então, diante da incerteza se vamos mesmo passar por uma segunda onda, decidimos manter os hospitais abertos”, ressaltou.

Continue Lendo

Teresina

Firmino avalia fechamento do Hospital de Campanha Pedro Balzi e rebate declarações sobre o IPMT da capital

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

O prefeito Firmino Filho (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (02/12) que será realizada uma avaliação sobre o início da desativação do Hospital de Campanha Pedro Balzi. A medida se deve à redução do número de casos de infecções causados pela covid-19.

Durante entrevista, o prefeito fez um balanço do cenário da doença na capital e descartou a adoção de medidas mais restritivas durante o fim de seu mandato.

“Essa doença chegou em meados de março, fizemos o isolamento social como foi determinado pelas autoridades mundiais, nos preparamos para a chegada do pico, fizemos toda a linha de assistência para Covid, são 26 Unidades Básicas de Saúde que funcionam muito bem, tivemos dois hospitais de campanha, colocamos o Hospital do Monte Castelo completamente dedicado a Covid, o pico foi a no mês de junho, agosto caiu, setembro caiu, outubro e novembro também apresentou taxas menores, estamos há vários dias sem óbitos, quando olhamos os indicadores percebemos que a quantidade de pessoas com síndrome gripais que procuram atendimento tem decrescido, a quantidade de leitos ocupados também caiu, a quantidade de óbitos caiu e um exemplo do que está acontecendo é o Hospital de Campanha Pedro Balzi que pode atender 80 pacientes e tem apenas cinco e o Hospital do Monte Castelo que de 50 tem apenas 22, hoje nós vamos avaliar a possibilidade de fechamento do hospital, nesse período foram comprados muito aparelhos e isso vai reforçar a nossa capacidade do sistema municipal”, afirmou.

Ele ainda avaliou que as ações de combate ao coronavírus tenha refletido na campanha eleitoral em que o candidato do Kleber Montezuma (PSDB), saiu derrotado.

“Cabe esclarecer que não foram invenções da prefeitura, não foram invenções do Firmino. Foram medidas colocadas pela OMS, autoridades sanitárias nacionais e estaduais. Enfim, fizemos aquilo que era fundamental para defender a vida. Muitas pessoas tiveram uma incompreensão muito grande, tiveram interesses contrariados e isso teve repercussões políticas. Mas se nós tívessemos sido omissos, talvez teríamos uma quantidade muito maior de mortes em Teresina. Se tivéssemos sido omissos, talvez agora, estaríamos sendo chamados de genocidas, homicidas, porque não teríamos preservado a vida da população”, disse Firmino. 

Transição

Firmino também esclareceu alguns pontos levantados em relação problemas financeiros no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT).

“A prefeitura está finalizando o ano com as contas em dia, folha de pagamento em dia, terceirizados em dias, contas maiores em dia. Estamos também deixando um legado de mais de R$ 1 bilhão de obras contratadas. Em relação ao IPMT, este é muito bem cuidado. Porque durante nossa gestão nós tivemos pessoas competentes e sérias à frente dessa pasta. O IPMT é um caso de sucesso em termo de previdência municipal e até nacional, pelos resultados que apresenta. Qual o instituto de previdência no Piauí que tem meio bilhão de reais em caixa? O bom trato do IPMT fez com que esteja capitalizado e com condições de pagar as aposentarias dos servidores”, finalizou.

Continue Lendo

Piauí

Firmino reúne secretariado para alinhar ações no final da gestão

Karytha Leal

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho reuniu na tarde desta terça-feira (1) todo o seu secretariado para alinhar as ações nessa reta final da gestão. Segundo o gestor, é importante fazer o levantamento das ações realizadas, de forma que possam ser repassadas todas as informações à nova equipe que assumirá a Prefeitura de Teresina a partir de janeiro.

“Estamos nesse processo de fechamento da gestão e queremos toda a equipe comprometida com esse trabalho. Vamos também fazer a entrega das obras que serão concluídas no mês de dezembro, organizar uma prestação de contas sobre tudo o que foi feito em cada uma das secretarias, além de fornecer todas as informações para a nova gestão”, destacou.

Firmino fez um breve balanço dos últimos anos em que esteve à frente do Executivo Municipal e disse que nutre o sentimento de missão cumprida. “Nós realizamos muito nesses oito anos de mandato e é necessário que a gente possa comunicar à população tudo o que construímos. Sabemos que, por causa da pandemia do novo Coronavírus, 2020 foi um ano difícil, no qual tomamos medidas importantes em defesa da vida e acreditamos que fizemos o melhor para a cidade de Teresina”, disse.

Durante a reunião, o secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé, repassou informações aos gestores sobre a saúde financeira da prefeitura e orientações sobre o processo de transição. “Temos uma situação financeira equilibrada, uma gestão enxuta e com recursos para investir. Nosso papel agora é reunir todas essas informações e trabalhar com responsabilidade para continuar cumprindo o nosso compromisso com os teresinenses”, ressaltou.

No que diz respeito ao processo de transição, o secretário municipal de Governo, Fernando Said, informou que ocorrerá com tranquilidade. “Temos consciência do bom serviço prestado à nossa cidade. A aprovação da população em relação à gestão atual comprova a qualidade do serviço ofertado aos teresinenses, e diz muito da capacidade gerencial do prefeito Firmino Filho. Portanto, o processo de transição acontecerá com serenidade, pois construímos muita coisa e fizemos um trabalho sério e de forma transparente”, disse.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat