Ministério da Saúde encaminha à Teresina 30 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus


Atualização

A Fundação Municipal de Saúde informou na tarde desta quinta-feira (14/01) que, em função de problemas de logística no abastecimento de oxigênio no avião da Força Aérea Brasileira que traria os pacientes de Manaus-AM para Teresina, o vôo sofreu um atraso. A chegada dos pacientes, que seria às 13h, agora está prevista está prevista para as 18h.

——

Equipes do Ministério da Saúde estão em Manaus-AM remanejando pacientes com Covid-19 para cidades brasileiras que tem suporte em saúde para recebê-los. Uma delas é Teresina, que receberá 30 pacientes nesta quinta-feira (14/01), que serão transportados avião da Força Aérea Brasileira. A previsão é de que a aeronave pouse em solo piauiense às 13h.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), na madrugada de hoje, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contado com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informando que enviaria os pacientes para a capital.

“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, informou Gilberto Albuquerque.

Segundo Albuquerque, 11 ambulâncias serão disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas.

“Os pacientes são clínicos. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, finalizou.

Colapso

O estado do Amazonas sofre com uma segunda onda da covid-19 e a capital do estado enfrenta a alta das internações, que já são em maior número do que as registradas em dezembro.

São 235 pacientes do Amazonas que serão levados a outros 6 estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, segundo informou o governador Wilson Lima nesta quinta-feira (14). Em situação de caos, os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com coronavírus. 

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias.