Motoristas e cobradores interditam a Frei Serafim após cancelamento de audiência na Câmara

Motoristas e cobradores do transporte coletivo interditaram, nesta quarta-feira (17/02) a Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina. A manifestação ocorre após o cancelamento de uma audiência pública que ocorreria hoje na Câmara Municipal para tratar sobre a greve dos trabalhadores, que já dura dez dias.

Os manifestantes reivindicam o pagamento de salários atrasados, ticket alimentação. Além disso, os trabalhadores pedem melhores condições de trabalho.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, os trabalhadores relatam que estão há dois meses sem remuneração e, que no último encontro com os empresários, foi informado que os valores só seriam pagos caso eles voltassem a trabalhar. Assista:


Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut), informou que não tem condições de cumprir todas as reivindicações impostas e que segue em busca de uma negociação com a categoria.

“O SETUT esclarece que, no momento, não há possibilidade de cumprimento total dos termos vigentes na convenção coletiva de 2019, devido ao déficit financeiro pelo qual o sistema passa e a falta de repasses previstos no contrato de concessão, descumpridos pela gestão municipal, que são essenciais para o funcionamento eficaz do sistema de transporte público”, diz trecho da nota.

Leia na íntegra!

O SETUT informa que avalia como positiva a reunião realizada nesta terça-feira (16) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) junto ao Sintetro, pois está havendo um diálogo entre as partes, mas que ainda não foi possível um consenso entre os interessados. A entidade manifesta o interesse de participação da Prefeitura na mesa de negociações, como forma de dar prosseguimento a um acordo efetivo. 

O SETUT esclarece que, no momento, não há possibilidade de cumprimento total dos termos vigentes na convenção coletiva de 2019, devido ao déficit financeiro pelo qual o sistema passa e a falta de repasses previstos no contrato de concessão, descumpridos pela gestão municipal, que são essenciais para o funcionamento eficaz do sistema de transporte público. A entidade reitera que está em busca, prioritariamente, da manutenção dos postos de trabalho e consequente sobrevivência do sistema. 

O SETUT segue em busca de uma negociação efetiva e uma melhor alternativa para um acordo com a categoria dos trabalhadores, a fim de que o movimento grevista seja interrompido.