Teresina está entre as 50 cidades mais violentas do mundo, aponta ONG

Um levantamento realizado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal colocou Teresina-PI, no top 50 das cidades mais violentas do mundo.

A capital piauiense ocupa a 48ª posição com 42 homicídios a cada 100 mil habitantes, na lista que inclui mais 11 cidades do Brasil apontadas com maior índice de homicídios. Os outros municípios brasileiros citados no estudo foram Feira de Santana (9ª), Fortaleza (12ª), Mossoró (13ª) Vitória da Conquista (20ª), Salvador (28ª), Maceió (36ª), Recife (37ª), Caruaru (42ª) e Natal (46ª). A lista leva em consideração os dados referentes ao ano de 2020.

Para elaborar o ranking, a instituição leva em consideração as taxas de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes. O índice é calculado por número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

O levantamento é feito e divulgado anualmente, há 13 anos. O principal critério da instituição é usar informações que partam de fontes oficiais, como secretarias de segurança, ou dados de fontes alternativas, como jornais e portais de notícia.

Veja lista completa: