PRF apreende madeira com documentação falsa na BR-316

Na madrugada desta quarta-feira (12) a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu um veículo transportando 42 m³ de madeira serrada de diversas espécies, na BR-316, em Picos-PI.

A carga é oriunda de Uruara-PA e o destino final não foi informado. De acordo com a PRF, no momento da abordagem, o condutor, que não teve o nome revelado, apresentou como documentação ambiental da carga, uma Declaração de Corte e Colheita (DCC) e um Cadastro Ambiental Rural (CAR), afirmando que a madeira seria oriunda de reflorestamento. Entretanto, os documentos foram emitidos por uma fazenda que é alvo de um parecer técnico do IBAMA, onde afirmam que não há atividade de reflorestamento no local.

Diante dos fatos, constatou-se que a documentação apresentada seria ideologicamente falsa, emitida somente com o fim de burlar a fiscalização. O veículo e a referida madeira foram apreendidos e se encontram à disposição do IBAMA.

Com mais esta apreensão, aumenta-se a convicção que o Piauí vinha sendo usado como rota para este tipo de crime ambiental. Com o aumento da fiscalização e treinamento dos policiais rodoviários federais, o número de apreensões vem crescendo, sendo 911,58m³ em 2017, 1.267,33m³ em 2018 e somente em 2019, já totaliza 361,07m³.