'Operação Hircus': PRF recupera 281 veículos e prende 166 pessoas no Piauí, Mato Grosso e Paraíba

Com objetivo de combater o roubo e furto de veículos a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com as Polícias Civil, Militar, deflagrou a Operação Hircus, nos estados do Piauí, Paraíba e Mato Grosso.

As ações foram ordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenadas pelo Ministério Público Federal, e duraram sete dias. Elas começaram no início da última semana e foram concluídas no sábado (28). Foram recuperados 281 veículos, todos produtos de roubo ou furto; 166 pessoas foram presas; 57 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) foram recolhidos, sendo que vários acabaram apreendidos por suspeita de inautenticidade, além da apreensão de quatro armas de fogo.

Foto: PRF

Mais de 200 policiais rodoviários federais participaram da operação nas três unidades da federação, muitos deles especializados na identificação de fraudes veiculares. Houve ainda o apoio aéreo, onde helicópteros da PRF prestaram o suporte ao pessoal em terra. 

“A Hircus contou com a participação de policiais civis, entre delegados, peritos, agentes e escrivães. Houve também o apoio de policiais militares nas diversas ações desencadeadas ao longo do período que durou a operação. A experiência dos integrantes das forças coirmãs tiveram um papel preponderante para o sucesso dos trabalhos”, informa a nota da PRF.

Foto: PRF

O nome da operação

O nome Hircus refere-se a uma variedade de caprinos presente no Nordeste brasileiro (Capra aegagrus hircus – em latim). Na linguagem policial, “cabrito” designa um veículo que é adulterado para esconder sua procedência ilícita, geralmente produto de roubo ou furto.