Em áudios, policiais presos criticam investigações e relatam 'saudade de matar'; Ouça!

A Operação Dictum deflagrada pelas Polícias Civil e Militar nesta segunda-feira (02) resultou na prisão de policiais militares e civil. O delegado Gustavo Jung, do Grupo de Repressão Ao Crime Organizado (Greco) explicou que praticados entre os crimes praticados pelos policiais estão formação de quadrilha, roubo de carga, extorsão, tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e execuções (Ouça os áudios ao final da matéria!).

Em entrevista coletiva, a polícia informou que dos 16 investigados, 13 são policiais militares, um policial civil, além de duas pessoas comuns. Desse total, foram presos dez PMs, o policial civil e as outras duas pessoas. Os três PM’s restantes devem se apresentar nas próximas horas.

“São inúmeros os crimes supostamente cometidos por esses policiais. As ações variam de roubo de cargas, tráfico de drogas, onde eles estouravam bocas de fumo e revendiam as drogas, a execução. Eles cobravam 20 a 30 mil reais para executar uma pessoa. Combinavam o dia, a hora e faziam uma espécie de ‘revezamento’ para cometerem os crimes’, informou o delegado Gustavo Jung.

O líder da quadrilha foi identificado como Wanderlei Silva, expulso da polícia por envolvimento no roubo ao Banco do Nordeste no ano de 2017.

O delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, explicou como ocorreram as operações. “A ação resultou de um ano de investigações, que foram iniciadas após a apreensão de uma carga de televisões roubadas em dezembro do ano passado, além disso, eles roubavam cargas de cigarros e revendiam em outros pontos. Não à toa tivemos grandes apreensões de cigarros contrabandeados esse anos. No total, foram realizadas três etapas: em janeiro, maio e agora. Tudo foi tratado com muita cautela, por se tratarem de pessoas de dentro das corporações. “, disse o delegado.

Na operação, também foram apreendidas armas como carabinas, pistola Beretta, revolveres calibre .38 e .12.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, informou que está sendo instaurado um processo administrativo, através da corregedoria, para apurar o envolvimento dos PM’s na organização criminosa e, afirmou que os mesmos podem ser expulsos da corporação.

“Vamos apurar com todo rigor. Que tiver cometido crimes usando a farda da Polícia Militar, vai pagar por isso. Além de responderem pelo crime comum, nós estamos instaurando um procedimento administrativo através da corregedoria, que poderá resultar, inclusive, na expulsão desses policiais. Então, vamos iniciar o processo agora, colocando todos eles em um Conselho de Disciplina e, após os procedimentos necessários e comprobatórios, dar entrada no processo de expulsão”, informou o comandante.

Em áudios interceptados de aplicativos de mensagem e disponibilizados pelas forças de segurança, os investigados combinam as ações criminosas, zombam das ações do Greco e um deles chega a falar sobre a ‘saudade de matar’. Ouça!