Ex-prefeito de Sebastião Leal alvo da 'Operação Bacuri' se apresenta no Gaeco e é preso

José Jeconias, ex-prefeito do município de Sebastião Leal, ipnvestigado na ‘Operação Bacuri’, por improbidade administrativa, se apresentou na sede do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no final da tarde desta quarta-feira (11).

Na oportunidade, foi dada voz de prisão ao ex-gestor, que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida encaminhado para a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), para realização dos procedimentos legais.

Operação Bacuri

O grupo de Autuação ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou a ‘Operação Bacuri’ no último dia 03 de dezembro.

À época, nove mandados de prisão foram cumpridos, contra o prefeito da cidade de Bertolínia, Luciano Fonseca (PT); além das prisões temporárias de Ringlasia Lino Pereira dos Santos (esposa do prefeito); Eliane Maria Alves da Fonseca (mãe do prefeito); Aluízio José de Sousa (pai do prefeito); Max Weslen Veloso de Morais Pires (procurador do município); Ronaldo Almeida da Fonseca (servidor do município); Rodrigo de Sousa Pereira (assessor.do prefeito); Kairon Tácio Rodrigues Veloso (primo do procurador); e Richel Sousa e Siva (primo do prefeito).

Todos os envolvidos são investigados por envolvimento no desvio de dinheiro público. De acordo com o Ministério Público, a ação era realizada por meio de empresas fantasmas, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e entrega de uma ambulância do município, em pagamento de dívida pessoal do prefeito.

Também foram realizados mandados de busca e apreensão nos endereços do ex-prefeito de Sebastião Leal, José Jeconias e de empresas envolvidas no esquema.