Suspeitos de participarem de assaltos a coletivos são presos em terminal da zona Leste de Teresina

Na manhã desta sexta-feira (28) dois homens foram presos suspeitos de participarem dos roubos em ônibus coletivos em Teresina. A prisão foi realizada por policiais da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), no Terminal de Integração Santa Lia, na zona Leste de Teresina.

Segundo a polícia, a ação foi desenvolvida a partir de informações do serviço de inteligência, os dois foram localizados portando uma pistola, um revólver .38, arma artesanal, drogas, munições, celulares, dinheiro, além de outros objetos.

Foto: Divulgação/SSP

A iniciativa faz parte de uma ação batizada de ‘Operação Coletivo Seguro’. Segundo o major Audivan Nunes, coordenador da Força Tarefa, as abordagens tem sido feitas dentro dos ônibus em vários bairros de Teresina, e tem como objetivo diminuir a quantidade de assaltos.

A primeira etapa foi realizada na região do Grande Dirceu, na zona Sudeste de Teresina nessa quinta-feira (27).

Reinvidicações

Após uma onda de assaltos aos ônibus coletivos em Teresina, motoristas e cobradores ameaçaram realizar uma paralisação nesta sexta-feira (28). O ato foi comunicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), que denunciou que só nos primeiros dois meses de 2020, já haviam sido registrados quase 40 assaltos nos coletivos.

No entanto, o movimento foi suspenso pelo Sintetro, após uma reunião com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e Secretaria de Segurança Pública, que estipularam ações para esse tipo de ação criminosa.

Entre as ações apontadas pela classe, está a instalação de um ‘botão do pânico’, um dispositivo de emergência que acionária as autoridades em casos de assaltos. Segundo o presidente do Sintetro, Fernando Feijão, o Setut tem até a próxima quinta-feira, 05 de março, para dar uma resposta sobre a viabilidade financeira de instalação dos dispositivos, que já funcionam em táxis da capital.