Siga as Redes Sociais

Polícia

Polícia Civil do Piauí deflagra ‘Operação Precatório’ e cumpre mandados de prisão no CE e DF

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

 A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou a Operação Precatório, nesta quarta-feira (04), e cumpre 16 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão no Estado do Ceará e no Distrito Federal. Participam da operação cem policiais civis do Piauí, Ceará e Distrito Federal. Também estão mobilizados investigadores de outros Estados da Federação.

A Operação foi desenvolvida pela Gerência de Polícia Especializada da Delegacia Geral de Polícia Civil, Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC) e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINT-SSP). Também integraram os esforços de investigação a Polícia Civil do Ceará, Distrito Federal e Santa Catarina, bem como os Tribunais de Justiça de Santa Catarina e do Piauí. No Estado de Santa Catarina, a ação policial contou com o apoio investigativo do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça.

De acordo com os investigadores, também há indícios de crimes praticados nos Estados da Paraíba, Alagoas, Sergipe, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  O inquérito policial é presidido pelo Delegado Matheus Zanatta, Gerente de Polícia Especializada da Delegacia Geral de Polícia Civil, e investiga  golpes em série praticados por criminosos que se passam por autoridades públicas (Desembargadores, Auditores)  que entram em contato com as vítimas passando informações falsas sobre o recebimento de precatórios.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

 “Precatório é forma um ente público realizar o pagamento devido ao autor de uma ação judicial. Os autores desses crimes verificavam no site dos tribunais a lista de cidadãos habilitados a receber precatório e então aplicavam uma engenharia social fazendo com que a vítima fizesse alguma espécie de pagamento prévio para então poder receber seus valores”, descreve o Delegado Matheus Zanatta.

 Segundo o Delegado Matheus Zanatta, após as investigações foram identificados o modo de agir dos criminosos, os autores dos delitos e a estrutura da organização criminosa. “Hoje com o apoio da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Civil do Distrito Federal, serão cumpridos mandados para prisão de 16 pessoas envolvidas nos crimes investigados. Dentre os presos há aqueles que realizam diretamente os golpes, aqueles que recebiam valores provenientes das vítimas e branqueavam esses valores, e aqueles que faziam o recolhimento e recambiamento desse dinheiro, fazendo os valores chegarem até os líderes da associação criminosa”, explica do Delegado.

Durante o período investigado, os autores tentaram o golpe contra cidadãos habilitados nas listas dos Tribunais de Justiça do Piauí, de Santa Catarina e do Espírito Santo, demonstrando o caráter nacional da empreitada criminosa.

“Os autores se valiam de pesquisas em fontes abertas como buscadores de internet, e em fontes fechadas como empresas de bancos de dados para obter informações reais das vítimas e seus processos e dar credibilidade aos golpes”, informa o Delegado Anchieta Nery titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), unidade que prestou suporte técnico à investigação. 

Dado o caráter interestadual dos crimes investigados, somente com a integração entre as Polícias Civis do Piauí, Ceará, Distrito Federal e Santa Catarina foi possível encerrar o ciclo de golpes antes que mais cidadãos de outros estados se tornassem vítimas.

Polícia

Dois amigos são assassinados após reagir a assalto na zona sul de Teresina

Avatar

Publicado

em

Dois amigos, identificados como Márcio Leonel e Jeferson Gomes Lacerda, foram assassinados a tiros durante tentativa de assalto na noite desta quinta-feira (22) na Vila Afonso Gil, na zona sul de Teresina. Em menos de 2h, três homicídios foram registrados na capital.

De acordo com informações da Polícia Militar, uma das vítima era uber e foi até a residência do amigo para conversarem. Eles estavam na porta de casa quando um bandido chegou e anunciou o assalto. Durante o crime, uma das vítimas reagiu e o criminoso atirou. A segunda vítima foi baleada ao tentar fugir.

O criminoso fugiu após o crime. As vítimas não resistiram e morreram ainda no local do crime. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da perícia criminal. Os corpos foram removidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Continue Lendo

Polícia

Três homicídios são registrados em menos de 2h em Teresina

Avatar

Publicado

em

Três homens foram assassinados na noite desta quinta-feira (22) em Teresina. Duas três vítimas, foram executados em via pública na Vila Afonso Gil, localizada na divisa entre os bairros Promorar e Parque Piauí, na zona sul de Teresina. O terceiro homicídio ocorreu na Vila Bandeirantes, na zona leste da capital.

De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, as vítimas do duplo homicídio da zona sul foram identificadas como Márcio Leonel e Jeferson Gomes Lacerda, ambos maiores de idade. A vítima da execução da zona leste foi identificada apenas como “Júnior”, e foi assassinada com cerca de 15 tiros.

Equipes do Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para remover os corpos. O Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar os casos.

Continue Lendo

Polícia

Empresário suspeito de atirar na cunhada durante bebedeira é preso no PI

Durante a ação, o homem foi flagrado com uma arma e doze munições intactas.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/Polícia Civil


Um empresário, identificado como Gilberto Cosme dos Santos, foi preso nesta quinta-feira (22/04), no bairro Vermelha, na zona Sul de Teresina, suspeito de atirar contra a própria cunhada.

Segundo informações da polícia, o caso ocorreu durante uma bebedeira. Na ocasião, o homem teria efetuado um disparo de arma de fogo na perna da vítima. O caso ocorreu no mês de março deste ano, na cidade de Altos-PI.

A prisão foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido em decorrência do crime de tentativa de homicídio, com base na lei Maria da Penha. Na ação, a polícia também encontrou um revólver e doze munições intactas.

Com isso, o empresário também foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat