PRF apreende grande carregamento de madeira sem licença ambiental válida em Picos

Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 20,14 m³ de madeira serrada que estavam sem licença ambiental válida para o transporte. Os policiais identificaram o crime ambiental no município de Picos/PI na BR 316 na noite de ontem(13), ao abordar o veículo de carga VW/24.220 EURO 3 WO conduzido por um homem de 44 anos.

Foi solicitado ao condutor toda a documentação ambiental referente a carga. O condutor apresentou os documentos ambientais datados do ano de 2018 e emitidos em nome de uma pessoas que já havia falecido desde 2014. Além disso, os outros documentos possuíam informações inconsistentes. O respectivo carregamento estava portanto sem a devida documentação ambiental, comprovando o crime.

A carga vinha do município de Rurópolis/PA e tinha como destino a cidade de Patos/PB de acordo com informações do condutor do veículo e dos documentos fiscais apresentados.

A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.

Toda a carga de madeira juntamente com o veículo foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e encontram-se disponíveis na cidade de Picos/PI para os encaminhamentos devidos. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência-TCO, sendo que o condutor e o proprietário da carga deverão comparecer em audiência judicial pré-agendada para prestar os devidos esclarecimentos.