Segurança lança sistema 'PMPI Mobile' para agilizar trabalho da PM

O secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, lançou, nesta quarta-feira (10), o projeto PMPI Mobile, no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). O novo software será utilizado inicialmente na capital, com 138 tablets e impressoras embarcados nas viatura das equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar e, posteriormente, será expandido para outros municípios.

Neste momento é realizada a capacitação de multiplicadores. “A capacitação começa hoje e vai até sábado, vamos treinar mais de 100 policiais para serem multiplicadores do manuseio do novo sistema que será utilizado para modernizar os despachos de viaturas. O sistema funciona online, offline e possui ferramenta de localização por meio de georreferenciamento que irá facilitar o trabalho do PM que está na rua”, explicou o comandante do Policiamento Especializado da PM-PI, coronel Sousa Filho.

“O policial terá condições de atender a pessoa na própria viatura, durante o atendimento de uma ocorrência, onde o PM poderá fazer no próprio local um TCO, sem que seja necessário o deslocamento para um distrito. Nesse momento, começamos a analisar essa ocorrência e teremos um trabalho mais efetivo da PM na rua com essa ferramenta direta para o policial que faz a abordagem na rua. Esse é o ponta pé para trabalharmos todo o Sistema de Gestão de Risco. Vamos criar possibilidade para que o banco de dados de vários órgãos importantes para segurança conversem entre si e os dados estejam disponíveis na palma da mão do Policial”, explicou Fábio Abreu.

Para o comandante-geral da PM-PI, cel. Lindomar Castilho, esse é um grande passo na modernidade do atendimento na Polícia Militar. “A partir do Sistema Mobile, a PM do Piauí chega em pé de igualdade com as grandes polícias do Brasil e a população vai ganhar muito com esse trabalho que vai trazer agilidade ao serviço desempenhado pelo policial que atende ocorrências diárias na rua”, concluiu o comandante.

Homenagem

Na ocasião, o secretário Fábio Abreu foi homenageado pelo capitão Marcelo Duarte, representante da PM de Rondônia, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido para a Segurança Pública e a modernização da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).A

Fonte: Ascom Secretaria de Segurança