Operação La Playa: PF cumpre mandados no litoral do Piauí e mira esquema de contrabando de cigarros

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (01/10), a Operação La Playa, na cidade de Parnaíba e Cajueiro da Praia, para cumprimento de quatro mandados busca e apreensão determinados pelo Juiz titular da Justiça Federal da cidade de Parnaíba.

Segundo a PF, o objetivo da ação é reprimir o contrabando de cigarros e outros produtos de origem estrangeira comercializados ilegalmente no litoral Norte.

As investigações são decorrentes da apreensão de uma embarcação que encalhou no dia 24 de agosto em área praiana do município de Cajueiro da Praia, onde foram encontrados 110.720 maços de cigarro, avaliados em R$ 5 milhões. A partir de então, se iniciaram diligências para identificar destinatários e operadores logísticos do esquema.

“O material que foi arrecadado na cabine do comandante da embarcação indica participação de outras pessoas e sofisticado esquema de transporte e distribuição”, diz a PF através de nota.

Ao todo, 30 policiais federais participam da ação.

O nome

A Operação foi batizada “LA PLAYA” em referência ao local do encalhe da embarcação e possível origem de parte do cigarro contrabandeado.