Policial é preso após dar tapa em assaltante no Piauí

Uma policial militar, identificada apenas como cabo Conceição, foi presa nesse sábado (20), após ter sido denunciada a Corregedoria da Polícia Militar do Piauí por ter dado um tapa em um assaltante. A cabo Conceição é lotada no 8° Batalhão da Polícia Militar, localizado na zona sudeste de Teresina.

O caso foi confirmado ao Portal Encarando pela tenente-coronel Elza, relações públicas da Polícia Militar do Piauí. A tenente-coronel Elza contou que a cabo Conceição está presa e cumprindo punição administrativa no 8° Batalhão da Polícia Militar.

A denuncia foi realizada com bases em um vídeo em que aparece a cabo Conceição dando um tapa na cara de um assaltante durante a prisão. O vídeo não pode ser divulgado, pois faz parte do processo administrativo que foi instaurado na Corregedoria. Conforme testemunhas que presenciaram o fato, a ação da policial aconteceu após uma atitude de desrespeito do assaltante.

De acordo com a tenente-coronel, o homem que foi agredido é conhecido na região do Grande Dirceu por cometer delitos como roubos e furtos. 

NOTA À IMPRENSA 
A Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Piauí informa que o Comandante Geral decretou a Prisão Cautelar Administrativa,  de uma Policial, nos termos do artigo 11, parágrafo 2°, do Decreto Estadual n° 3.548/80, em consonância com o disposto no artigo 5°,  LXI, da CF/88, ao  tomar conhecimento de um vídeo, em que a Policial Militar agrediu fisicamente um Nacional que realizou furtos e ameaças  nas dependências da papelaria do Estudante, na Avenida  principal do Dirceu Arcoverde II, no dia 17/04/19, por volta das 12 horas.

Além disso, determinou a   Corregedoria para  Instauração do Inquérito Policial Militar para apurar o fato.

Teresina, 21 de abril de 2019.
Elza Rodrigues Ferreira – TC Diretora de Comunicação Social da PMPI.
PUBLICIDADE


Leia Mais

  • Kit 2 Smartbands + 3 Pulseiras | Monitor Cardíaco | Pedômetro | Notificações de Chamadas e Mensagenssqualoshop.com
  • Relógio Inteligente | Conectividade com IOS e Android | Monitor Cardíacosqualoshop.com
  • Mude seu estilo de vida com esse relógio inteligente – Saiba Maisshelbyfit.com.br
  • Truque para eliminar as rugas choca médicos no Brasilbrasilanimado.com
  • Relógio Inteligente SM3 acompanhe seus hábitos saudáveis – Saiba Maisshelbyfit.com.br

Veja também


Idoso é assassinado com três tiros em parada de ônibus na zona Sudeste de Teresina

BR-343: mulher é presa após ser flagrada com mala cheia de drogas no Piauí

Funcionário de prefeitura no Piauí é morto a facadas na zona Sudeste de Teresina

PI: ex-candidato a vereador é preso após golpes e se passar por policial civil


Comentários


Últimas notícias

INVADIRAM RESIDÊNCIA

Criminosos fazem arrastão durante festa de aniversário no Piauí


PUBLICADO EM21.04.2019 – 11H20COMPARTILHAR

Por volta das 19h deste sábado (20/04) bandidos armados fizeram um arrastão em uma residência no Bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. 

Uma testemunha relatou que acontecia um aniversário em uma residência na rua Euvaldo Bacelar Mendes quando dois bandidos em uma moto se aproximaram da casa, onde um deles adentrou com arma em punho e fez um arrastão, levando vários celulares e carteiras das pessoas que estavam no local.

O caso foi denunciado, mas os criminosos ainda não foram identificados.


Fonte: Plantão Parnaíba 24 horasCOMENTAR


PAI REGISTROU DENÚNCIA

Criança de 12 anos fica sem atendimento no HUT após médico faltar ao plantão


PUBLICADO EM21.04.2019 – 10H19COMPARTILHAR

Um homem registrou um boletim de ocorrência após procurar atendimento para o filho no Hospital de Urgência de Teresina e o médico escalado para atendimento de plantão estar ausente.

O menino de 12 anos apresentava sangramento no ouvido e o pai chegou ao HUT antes das 14h deste sábado (20/04) e após passar pela avaliação, foi informado que a médica da escala havia trocado com outro otorrinolaringologista, que não estava no hospital. O pai foi informado que o médico só iria 20h para o hospital.

Revoltado com o descaso, o pai registrou um boletim de ocorrência no 13º Distrito Policial e voltou com o filho para casa sem atendimento médico.

Através de nota ao 180, o HUT informou que não comunga com este tipo de atitude do médico, confira:

A direção do HUT informa que não comunga com esse tipo de comportamento e que abrirá os procedimentos de apuração do fato. Os profissionais que ficam de sobreaviso tem até duas horas após o contato do Hospital para atender o chamado. O paciente da denúncia chegou ao HUT hoje, 20, às 13h56 e após a avaliação dos profissionais da Classificação de Risco constatou-se que o paciente necessitava de atendimento especializado do Otorrinolaringologista do plantão. A telefonista do plantão fez contato com o referido especialista exatamente às 14h28. Como já foi dito, o caso será apurado para as providências cabíveis.COMENTAR


CASO ACONTECIA A 3 MESES

Criança de 11 anos é estuprada com consentimento da família: ela já teria sido abusada pelo tio


PUBLICADO EM21.04.2019 – 07H56COMPARTILHAR

Um homem foi preso nesse sábado suspeito de ter estuprado uma criança de 11 anos, no município de Breves, no Marajó, no Pará. O homem foi identificado como Eraldo Balieiro de Carvalho, de 37 anos. Com informações do Mceara.

Após denúncia anônima, a polícia foi até o local e descobriu que a menina estaria vivendo uma relação permanente com o abusador, que estava morando há três meses na casa da família.

“Diante dessa situação grave, a equipe policial efetuou a abordagem no local, identificou a criança e confirmou que ela estava sendo violada e violentada sexualmente”, explica a delegada Vanessa Macedo, Superintendente Regional de Polícia Civil que está acompanhando o caso.

Ainda segundo a delegada, a família tinha conhecimento da violência. A investigação apontou ainda, que essa não foi a primeira vez. A criança também já teria sido abusada por um tio.

“A criança informou que houve uma tentativa de abuso e que ele teria feito um ato libidinoso, sexual. Ele foi detido. A vítima foi encaminhada para exame sexológico forense e em virtude dessa violação da própria família, da conivência com a violação, sendo que a menina ainda é uma criança de 11 anos, ela será encaminhada para o abrigo”, explicou Vanessa.COMENTAR


CASO É INVESTIGADO

Dois jovens são executados a tiros no Norte do Piauí


PUBLICADO EM21.04.2019 – 07H36ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM21.04.2019 – 11H57COMPARTILHAR

Dois assassinatos foram registrado na tarde deste sábado (20/04) no bairro Prado, em Piripiri. As informações são do Piripiri de Fato.

O crime aconteceu ao lado do campo Dedezão, na região do Loteamento Villa Madri e Parque Cícero Barbosa. Alguns jovens que estavam jogando futebol próximo ao local por volta das 17h30 escutaram tiros e  foram ver o que tinha acontecido. Chegando ao local, encontraram os dois homens mortos, um por cima de uma moto e outro ao lado.

Os dois jovens identificados por Lucas e Elisvan, que foram executados com pelo menos cinco tiros.

A morte dos dois teria sido por vingança pela morte do Ismael, que foi assassinado na sexta-feira (19/04) na avenida Tomáz Rebelo. Os dois estariam envolvidos neste crime.

Os dois mortos neste sábado são velhos conhecidos da polícia e estavam em uma motocicleta roubada.

Em um período de 48 horas a cidade de Piripiri registrou quatro homicídios,.COMENTAR


DISSE QUE A BEBÊ HAVIA CAÍDO

Padrasto mata bebê a socos, porque ela não queria dormir


PUBLICADO EM21.04.2019 – 07H24COMPARTILHAR

Uma bebê de um ano e três meses morreu na manhã desta sexta-feira (19/04), depois de ser espancada pelo padrasto dentro de sua própria casa em Santa Rita do Araguaia (GO). O padrasto tentou fingir que a criança tinha caído sozinha, mas, depois, assumiu ter agredido a enteada com socos porque ela estava chorando e se recusava a dormir. 

A menina chegou a ser socorrida em um hospital da cidade, mas devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida para Rondonópolis (220 km de Cuiabá), onde veio a falecer.

Em reportagem do Gazeta Mineiros Notícia, segundo o delegado Júlio César Arana, responsável pelo caso, a mãe da menina estava dormindo no momento da agressões. 

O delegado então pediu para ouvir o padrasto e foi surpreendido quando Gabriel assumiu o crime imediatamente, afirmando que agrediu a enteada sozinho e contando como o crime teria acontecido. 

O padrasto foi preso em flagrante e responderá pelo crime de tortura qualificada, com aumento de pena por ser contra uma criança, e homicídio, que deverá ser qualificado como feminicídio, com pena também aumentada. COMENTAR


ESTAVA COM CAPARETE NO BRAÇO

Motoqueiro morre após passar em alta velocidade por quebra-molas


PUBLICADO EM21.04.2019 – 06H49ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM21.04.2019 – 06H56COMPARTILHAR

Um motociclista morreu na tarde deste sábado (20/04) no Povoado Gameleira, em Timon (MA), em um acidente de moto. As informações são do Cozinhando o Galo.

Segundo informações de populares, a vítima, que estava em alta velocidade e com o capacete no braço, perdeu o controle da moto ao tentar passar pelo quebra-molas.

Com o impacto, o homem, que foi identificada pelo nome de Paulo, foi arremessado mais de cinco metros do local do acidente.

A polícia esteve no local e constatou o acidente. O corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal.

COMENTAR


VEÍCULO JÁ FOI ENCONTRADO

Vídeo: Elizeu Aguiar tem carro roubado na Zona Leste de Teresina


PUBLICADO EM20.04.2019 – 17H11ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM20.04.2019 – 18H44COMPARTILHAR

O empresário Elizeu Aguiar teve o carro roubado no fim da manhã deste sábado (20/04) na Zona leste de Teresina.

Ele chegava na sua mãe quando o carro que dirigia, um Corolla, foi fechado pelos criminosos que estavam em um HB20, um deles saiu armado e com o rosto coberto e mandou o ex-deputado federal sair do carro. Ele ainda tirou seu neto pequeno que estava no banco de trás.

Elizeu Aguiar chegou a gravar um vídeo pedindo que amigos compartilhassem para que o carro fosse encontrado.

Ele chegou a registrar a denúncia na Polinter e o Corolla foi encontrado horas depois no bairro Satélite.

Elizeu Aguiar já foi presidente do River e na última eleição disputou uma vaga ao Senado pelo PSL.COMENTAR


ESTAVA INTERNADA

Jovem que sofreu acidente de motocicleta em rodovia morre em hospital do Piauí


PUBLICADO EM20.04.2019 – 14H27ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM20.04.2019 – 14H43COMPARTILHAR

Faleceu nesta sexta-feira (19/04), na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba, Éryka Nunes de 20 anos, vítima de um acidente na PI-211 no último final de semana. As informações são do Portal do Rurik.

O acidente aconteceu na rodovia que dá acesso ao município de Joaquim Pires, próximo a entrada do São Domingos, município de Buriti dos Lopes.

A jovem vinha do povoado Estreito em direção a cidade de Buriti dos Lopes quando colidiu a motocicleta com um animal no meio da pista.

Éryka sofreu traumatismo craniano, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.  

O corpo foi velado na rua Tiradentes no centro de Buriti dos Lopes, onde a jovem residia.

COMENTAR


FOI SOCORRIDO PELO SAMU

Idosa e agredida e arrastada por criminoso durante assalto no Piauí


PUBLICADO EM20.04.2019 – 14H18ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM20.04.2019 – 14H25COMPARTILHAR

Uma idosa foi agredida durante um assalto ocorrido no Bairro Cohab em Parnaíba. As informações são do Parnaíba em Foco.

A idosa estava e uma rua próxima de sua casa no momento em que um criminoso chegou em uma bicicleta e anunciou o assalto. A idosa foi agredida e arrastada no calçamento para entregar a bolsa.

O Samu foi acionado e prestou os primeiros socorros à vitima, que sofreu escoriações pelo corpo e passou mal durante o assalto.

A Polícia Militar fez diligências na tentativa de prender o criminoso, mas ele não havia sido encontrado.

COMENTAR


OPERAÇÃO SEMANA SANTA

PRF Piauí: seis acidentes e uma morte já foram registrados em operação


PUBLICADO EM20.04.2019 – 10H49ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM20.04.2019 – 10H50COMPARTILHAR

A Polícia Rodoviária Federal publicou neste sábado (20/04), o balanço da primeira etapa da Operação Semana Santa realizada nas rodovias de todo o estado. Até o momento foram seis acidentes com seis feridos e apenas uma morte registrado até o momento.

A PRF já realizou 2.748 procedimentos de fiscalização entre pessoas e veículos. 515 pessoas foram submetidas ao teste de etilômetro. 12 pessoas foram autuadas por alcoolemia, sendo que três pessoas foram detidas.

A PRF realizou também comandos educativos ao longo das rodovias atingindo um público alvo de 297 pessoas. 88 condutores foram autuados por estarem acima da velocidade permitida.

A PRF se prepara para o retorno dos veículos à capital que deve ocorrer durante todo o dia de domingo (21/04).COMENTAR


LEVADOS PARA HOSPITAL

BR 316: pai e filha de 10 anos ficam feridos após colisão com um boi em estrada


PUBLICADO EM20.04.2019 – 09H43COMPARTILHAR

Pai e filha ficam feridos após colidirem o veículo em que andavam em um boi. O acidente aconteceu nesta sexta-feira santa (19/04) na BR 316, em Vila Nova do Piauí. AS informações são do Cidades na Net.

O pai foi identificado como Antônio Araújo Sousa que é filho do ex-vereador Irmão Marcelo. Antônio se dirigia da casa do seu pai para a sede da cidade poesia, acompanhado da sua filha, de 10 anos.

Pai e filha foram socorridas por uma ambulância da Secretaria de Saúde do município de Vila Nova do Piauí e estão no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

O quadro de Antônio é estável, pelo o que se aparenta, ele teve a clavícula quebrada, mas aguarda ainda a realização de um raio X, para confirmação. Já o estado de saúde da filha de Antônio é mais delicado, ela está no Centro Cirúrgico para avaliação detalhada e estabilização e está sendo monitorada e aguardando regulação para ser transferida para a capital Teresina.


Fonte: Cidades na NetCOMENTAR


VÍTIMA TINHA 70 ANOS

Idoso morre ao ser atropelado em rodovia do Piauí; motorista fugiu do local


PUBLICADO EM20.04.2019 – 07H50ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM20.04.2019 – 08H31COMPARTILHAR

Um idoso de 70 anos morreu após ser atropelado nesta sexta-feira (19/04) por um carro na PI-130, na cidade de Nazária.

O homem foi identificado por Antônio e foi colhido pelo carro quando andava no acostamento da rodovia.

O atropelamento aconteceu no povoado Bom Jardim e a vítima morreu no local.

O carro saiu da pista e desceu um barranco. Segundo testemunhas, o condutor apresentava sinais e embriaguez e ele fugiu do local.

O Instituto de Medicina Legal foi acionado para recolher o corpo e o caso é investigado.COMENTAR


DONO DE UM BAR

Comerciante é preso suspeito de tráfico de drogas no litoral do Piauí


PUBLICADO EM20.04.2019 – 07H41COMPARTILHAR

O comerciante e lavrador Raimundo Nonato Neres da Silva, de 40 anos, foi preso no povoado Brejinho de Fátima, em Luís Correira suspeito de tráfico de drogas. As informações são do Portal do Catita.

A patrulha do GPM local fazia ronda de rotina quando resolveu abordar três suspeitos em frente ao bar do ‘Nona’, localizado na Rua dos Tabefes, próximo ao pé da serra naquele povoado.

No momento que o freio da viatura entrou em atividade, um dos suspeitos, o dono do bar, saiu correndo em direção ao pé da serra. Foi seguido, dominado e algemado pelos policiais. 

Foi levado de volta ao bar/residência de sua propriedade, local onde foi encontrado um frasco de vidro contendo 09 papelotes de uma substância branca análoga a cocaína, sete pedras de crack e oito trouxas de maconha, além de R$ 132 reais em dinheiro trocado, caracterizando o crime de tráfico de drogas.

Ele foi encaminhado à central de flagrantes em Parnaíba e a delegada Fernanda Novaes autuou o homem pelo crime de tráfico de drogas. 

Diante da delegada, Raimundo ‘Nona’ negou tal acusação, alegando ter sido vítima de armação. 

COMENTAR


ACIDENTE EM ESTRADA

Homem morre ao colidir com animal em estrada do Piauí


PUBLICADO EM20.04.2019 – 07H32COMPARTILHAR

Um acidente na madrugada desta sexta-feira (19/04), provocou a morte de um homem na PI-143, que liga Oeiras a Colônia do Piauí. As informações são do Mural da Vila.

O acidente aconteceu  no KM 15 da PI 143, próximo ao local conhecido como Três Baixas, quando Cláudio Roberto Nunes da Silva, que seguia de moto, modelo CG, colidiu contra uma vaca que cruzava a pista.

Mesmo usando capacete, com o forte impacto, este foi arrancado fazendo com que Cláudio Roberto tivesse uma forte pancada na cabeça, morrendo ainda no local.

O corpo da vitima foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento, em Oeiras, e depois liberado para a família, que mora no povoado Mourões, zona rural de Colônia do Piauí.COMENTAR


ACIDENTE EM ESTRADA

Homem morre em acidente ao voltar de velório no Piauí


PUBLICADO EM20.04.2019 – 07H28COMPARTILHAR

Um homem identificado como João faleceu nesta sexta-feira (19/04) ao voltar do velório de Claudio Roberto Nunes, que faleceu em um acidente na PI-143 que liga Oeiras a colônia nesta madruga ao colidir com um animal que atravessava a pista. As informações são do Oeiras em Foco.

Segundo informações repassadas a nossa redação, João saiu normalmente do velório no Povoado Mourões, passou na casa de uma sobrinha e seguiu para a localidade Ipueiras, município de Colônia do Piauí, onde residia. Mas antes de chegar ao destino, caiu da moto já morto. Não houve lesões, o que leva a crer que a morte tenha sido causada por algum problema de saúde, o mesmo consumia vários medicamentos. 

A SAMU foi acionada e por volta das 18 horas chegou a localidade, onde fez o recolhimento do corpo para os procedimentos cabíveis e depois realizar a liberação do corpo.COMENTAR


TINHA ENVOLVIMENTO COM O CRIME

‘Queima de arquivo’: homem é assassinado a tiros em cidade do Piauí


PUBLICADO EM20.04.2019 – 06H49ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM20.04.2019 – 09H13COMPARTILHAR

Mais um crime de homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira (19/04) em Piripiri. O assassinato aconteceu nas imediações da BR-343,  próximo ao Parque de Exposição Cícero Barbosa. As informações são do Piripiri de Fato.

A vítima trata-se de Fabrício, que residia no Bairro Floresta e estava em liberdade há alguns meses.

Informações de populares é de que os dois assassinato tenha ligação com ‘queima de arquivo’. 

A mãe da vítima estava chorando no local e disse a polícia que ele tinha recebido uma ligação e respondido que não estava mais fazendo ‘estas paradas’, mas mesmo assim saiu de casa. A PM segue as diligências para encontrar os criminosos.COMENTAR


ELE ESTAVA PILOTANDO MOTO

Preso beneficiado com saída temporária é assassinado a tiros no Norte do Piauí


PUBLICADO EM20.04.2019 – 06H41COMPARTILHAR

Um presidiário identificado como Ismael foi assassinado nesta sexta-feira (19/04) na avenida Tomaz Rebelo, em Piripiri. Ele estava preso na Colônia Agrícola Major César e foi beneficiado com a saída temporária de Páscoa. As informações são do Piripiri de Fato.

Ismael trafegava pela avenida em uma moto quando foi alvejado com vários tiros e morreu no local. A vítima estava acompanhado de outro homem, Erinardo, também atingido, mas foi encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Chagas Rodrigues.

De acordo com populares dois elementos passaram pela vítima e efetuaram os disparos e fugiram.

Ismael teve vários antecedentes criminais e tudo leva a crer que o crime teria sido acerto de contas.COMENTAR


PAI DE SANTO FOI HOMENAGEADO

Vídeo: padre faz ‘encomendação do corpo’ de Bita do Barão no velório em Codó


PUBLICADO EM19.04.2019 – 14H47COMPARTILHAR

Na manhã desta sexta-feira (19/04) houve um um rito católico dentro do Palácio de Iansã, celebrado por dois padre. O rito é de ‘Encomendação do Corpo’, como  explicou o padre Lucas Vilela para o Blog do Acélio.

LEIA TAMBÉM

Confira mitos e verdades que circularam sobre a vida e morte de Bita do Barão

Confira o vídeo:

Confira o vídeo do momrnto do velório:

Mitos e Verdades

A morte do babalorixá maranhense Bita do Barão ganhou repercussão nacional, mas mesmo quando ainda estava internado em Teresina, vários boatos foram espalhados sobre o caso, inclusive com a antecipação da sua morte. A vida do pai de santo sempre foi cercada por mistérios e por exercer certa influência religiosa, se tornou uma das figuras mais icônicas do país.

LEIA TAMBÉM

Morre Bita do Barão, o maior pai de santo do Brasil, após internação em Teresina


Vídeo: chegada do corpo de Bita do Barão a Codó é marcada por emoção

Para por fim a uma série de boatos, o 180preparou uma lista com as principais dúvidas dos leitores e as informações inverídicas que foram espalhadas inclusive em meios de comunicação. Confira:

Bita do Barão tinha 110 anos?
MITO:
 Esse talvez seja o maior mistério sobre a vida do pai de santo mais famoso do Brasil. Desde que a notícia da sua internação se espalhou, muitos portais estamparam em suas manchetes que bita do Barão tinha 106, 108, 109 e até 110 anos de idade.

site da revista Veja chegou a publicar uma matéria informando que um dos últimos desejos do babaloxirá era não ter a idade revelada por nenhuma hipótese. Vaidoso, Bita do Barão realmente não gostava de revelar a idade. Ele acreditava que quanto mais velho o pai de santo era, menos poderes ele tinha, por isso não queria ser reconhecido como idoso. Ele seria inclusive adepto a aplicações de botox, fato que chegou a negar.

Em janeiro de 1996 ele concedeu entrevista à Folha de S. Paulo onde deu detalhes da sua atuação. Uma pessoa entrevistada chegou a dizer que “dizem que ele aumenta a idade para aparentar juventude eterna”.

Além disso, uma mãe de santo, Ana Moreira, que em 1996 tinha 62, disse “que o conheceu garoto e já incorporando divindades espirituais no povoado de Santo Antônio dos Pretos, afirma que ele tem pouco mais de 50 anos”. 

Segundo biografia descrita pelo Codó Online, Wilson Nonato de Sousa, conhecido como Bita do Barão, nasceu em Codó do Maranhão no dia 10 de julho de 1932. Desta forma, o babalorixá faria 87 anos em 2019.

Filha de Bita do Barão vai assumir a tenda do pai?
VERDADE: 
A única filha do Bita do Barão que se tem conhecimento vai assumir como mãe de santo da tenda espírita que, inclusive, leva o seu nome.

Companheira inseparável, ela é responsável pelos negócios da família. O perfil do babalorixá no Facebook chegou a divulgar duas notas, uma antes da morte e outra depois, confirmando a informação.

“Por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar . Seus seguidores e sua filha Janaína dará continuidade a tudo que ele deixará aqui. A o longo dos anos ele já a vinha preparando sua filha para permanece no seu lugar a pós sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão”, dizia a postagem. 

Os aparelhos seriam desligados antes da confirmação da morte?
MITO:
 A divulgação desse boato inclusive revoltou a filha de Bita do Barão, que afirmou que o objetivo era que ele passasse os últimos momentos ao lado de familiares e amigos em Codó, mas toda uma estrutura seria montada para mantê-lo vivo tanto na transferência como em sua casa, até que ele viesse a óbito, afinal já havia sido desenganado pelo médicos.

“Porque tá saindo muito boato, tão dizendo que a gente tá tirando, pra tirar aparelho pra levar  morrer em casa, então tá saindo muita coisa assim, até porque também compromete muito o hospital, então eles vão fazer um junta médica e vão dá um boletim médico. Muito melhor sair da própria boca dos médicos, sair diretamente deles do que eu falar. Nós estamos levando pra casa mas lá ele vai ter todos os cuidados que são necessários”, disse Janaína antes da morte do pai ao Blog do Acélio.

Bita do Barão tinha pacto com o diabo?
Esse é outro assunto controverso na vida do pai de santo. Em 1996 quando foi entrevistado pela Folha de S. Paulo, ele teria confirmado que ‘adorava Satanás’:

   Reprodução Folha de S. Paulo

Mas nos últimos anos, ele teria focado na ‘magia branca’ e em vários vídeos ele fala de Deus, como um de 2017 em que desmentia sua morte, em entrevista feita por Marcos Silva:

Bita do Barão fazia trabalhos para a família Sarney?
VERDADE:
 O pai de santo é muito próximo da família Sarney, principalmente da ex-governadora Roseana. Ela tentou um novo mandato em 2018, com apoio de Bita do Barão.

Em matéria da Veja de 2018 citava que:

“Os dois recorrem ao babalorixá há pelo menos quarenta anos, seja em véspera de pleitos, seja por questões de saúde. Roseana se consultou com Bita para enfrentar um câncer no pulmão, outro na face e um aneurisma cerebral…

Roseana Sarney e o bruxo se encontram com frequência, na residência dela em São Luís ou no terreiro dele, em Codó. Ele conta que já começaram as rezas e os banhos no Rio Itapecuru para que Roseana seja eleita e exerça seu quinto mandato como governadora do Maranhão. “Minha canela e joelho vão arder até a minha comadre ganhar”, diz. Comadre de fato. Ela batizou Maria Eduarda, uma das três netas do pai de santo…

Quando não está no terreiro, parece um senhor discreto, adepto de ternos bem cortados e de cores sóbrias. É assim, aliás, que vai dar passes em José Sarney em Brasília. Mantê-lo por perto faz parte de uma tradição dos clientes. No mês passado, o senador Edison Lobão (MDB) pisou em falso na saída de um restaurante. O acidente resultou numa fratura no fêmur”.

Bita fez trabalho para Michel Temer?
A coluna de Leo Dias, na época quando ele era do O Dia, afirmou que o então vice-presidente da República, Michel Temer (MDB), viajou até o Maranhão para se consultar com o pai de santo Bita do Barão semanas antes da votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. De fato, a informação nunca foi confirmada pelas partes.

Bita fez trabalho para Tancredo Neves morrer?
ELE NEGA:
 Como noticiou O Imparcial, a morte de Tancredo Neves entrou para o folclore pessoal quando o cliente pessoal de Bita, José Sarney, ainda era vice presidente, em meados de 1985. O que a lenda conta é que os tambores na cidade soaram dia e noite durante 7 dias até a morte de Tancredo, quando Sarney assumiu a presidência do Brasil. No livro “Gonzo!”, do jornalista Arthur Veríssimo, Bita foi questionado se tinha feito algum trabalho e declarou:Não, senhor. E, se tivesse feito, não falaria. Não tenho nada a ver com isso e não quero nem falar. Que Deus tenha o Tancredo lá junto dele, pronto… Não gosto de fazer vingança, mas sou procurado. Para ganhar dinheiro, faço. De morte, não seu te falar. Todo mundo sabe que macumbeiro bom faz essas coisas e que sou meio quente na macumba. Para crescer o nome, tem que fazer alguma para provar. Mas não boto meu nome lá na história, nunca tive ódio de ninguém. Quando faço, é o cliente que está fazendo, estou apenas dando o recado

Bita do Barão era viúvo?
VERDADE:
 Uma matéria da Veja cita: “Viúvo há 36 anos, o religioso tem uma única filha, Janaína, que considera sua herdeira espiritual nos negócios de terecô. Embora afirme trabalhar quinze horas por dia, ele encontra tempo para a namorada, Iolanda, também mãe de santo. ‘Mas não temos relações, já não consigo’.”

Bita do Barão morreu de infecção pulmonar?
VERDADE:
 Apesar da família não ter dado detalhes sobre os problemas de saúde de Bita do Barão, a informação é que ele tenha sofrido uma infecção pulmonar, agravada por problemas renais. Seu único rim parou de funcionar, ele ficou em coma na UTI do Hospital São Paulo, respirando com a ajuda de aparelhos, até ser desenganado pelos médicos.



Sobre a morte 
O corpo do umbandista Bita do Barão de Guaré chegou à Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, em Codó (MA), às 20h30min desta quinta-feira (18/04) sob muitas lágrimas e lamentações. Confira o vídeo do Blog do Acélio

Bita do Barão, o maior pai de santo do Brasil, morreu no início da tarde desta quinta-feira (18/04) após cinco dias internado no Hospital São Paulo, em Teresina. O babalorixá da cidade de Codó (MA) sofria de vários problemas de saúde quando foi internado na capital piauiense, chegando a ficar na UTI em coma.

LEIA TAMBÉM

Morre Bita do Barão, o maior pai de santo do Brasil, após internação em Teresina

Ele morreu ainda no hospital e seu corpo deve chegar em Codó por volta de 19h. A informação do óbito foi confirmado por sua filha, Janaína. Bita sofria com problemas renais, respirava com a ajuda de aparelhos e seu único rim estava parado. 

O velório acontecerá na Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, criado por ele, no bairro Santa Filomena, em Codó.

Desenganado pelos médicos, a família preferiu levá-lo para Codó, onde passaria ás últimas horas de vida ao lados de amigos e familiares, mas não foi possível. Nas redes sociais, foi informado que sua filha vai substituí-lo-lo no trabalho que ganhou fama mundial, atraindo políticos e artistas famosos.

   Reprodução Facebook

“Por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar . Seus seguidores e sua filha Janaína dará continuidade a tudo que ele deixará aqui. A o longo dos anos ele já a vinha preparando sua filha para permanece no seu lugar a pós sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão”, dizia a postagem. 

Bita do Barão e a filha Janaína
Bita do Barão e a filha Janaína 

Antes da morte, a família emitiu outra nota:

“Esclarecendo aqui os boatos sobre a morte do Mestre Bita. Ele não faleceu, mas os médicos a pós a consulta desenganarão ele e a todos nós. Que seja feita a vontade de Deus! Quero aqui avisar aos filhos e amigos do Mestre Bita do Barão, quero avisar quem tiver o interesse de esta com ele com vida que amanhã 18/04/2019 ele já estará em sua residência em Codó”.

   Reprodução Facebook

Quem era Bita do Barão
Segundo biografia descrita pelo Codó Online, Wilson Nonato de Sousa, conhecido como Bita do Barão, nasceu em Codó do Maranhão no dia 10 de julho de 1932. Filho de Cirilo Bispo, caxiense, e Olívia Ferreira de Sousa, codoense. 

Seu apelido, Bita, nada tem a ver com a Umbanda. Segundo ele, seu apelido foi dado por seu padrinho pelo fato de ter sido uma criança muito danada, ao ponto de ser comparado com um bode. O que a Umbanda acrescentou ao apelido ‘Bita’ foi o sobrenome Barão de Guaré, uma homenagem aos orixás de sua tenda Rainha Iemanjá.

   Reprodução Facebook

Sua Tenda Espírita de Umbanda, Rainha Iemanjá, foi fundada em 24 de janeiro de 1954. Iniciou-se em Santo Antônio dos Pretos, orientado pelo pai de santo, Telles, aos 5 anos de idade.

Conhecido no Brasil e no mundo, sua casa recebe políticos e pessoas da alta sociedade de todo o mundo. Bita do Barão revelou que nem sempre recebia pessoas pra consultas abertamente. Chegou a recebe-las escondido para não ser preso pela polícia, pois naquela época a Igreja Católica tinha muito poder e condenava seu trabalho.

Por todo o município, região e estado, corre sua fama de homem que acumulou uma fortuna trabalhando com os orixás da Umbanda. Sua riqueza chegou a ser comparada até mesmo com as dos grandes grupos empresariais da região. 

Entrevista polêmica
Em janeiro de 1996 ele concedeu entrevista à Folha de S. Paulo onde deu detalhes da sua atuação. 

“Eu sou um preto muito fino… Fiquei conhecido no mundo… Adoro Satanás… Sou muito procurado por políticos e pessoas que querem melhorar a situação financeira…”, foram algumas das declarações.

Sobre a idade, que muitas afirmam que ele faria 109 anos em 2019, a própria matéria desvenda detalhes: “dizem que ele aumenta a idade para aparentar juventude eterna”.

Além disso, uma mãe de santo, Ana Moreira, que em 1996 tinha 62, disse “que o conheceu garoto e já incorporando divindades espirituais no povoado de Santo Antônio dos Pretos, afirma que ele tem pouco mais de 50 anos”. COMENTAR


‘BURACO DA AGESPISA’

Motoqueiro cai dentro de buraco em avenida no Piauí


PUBLICADO EM19.04.2019 – 12H48ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM19.04.2019 – 12H52COMPARTILHAR

Um motoqueiro em alta velocidade acabou sofrendo um grave acidente ao cair dentro de um buraco localizado na avenida Bernardo Bezerra, em Esperantina. As informações são do JornalEsp.

O fato é que o buraco foi cavado por um grupo de servidores da empresa Agespisa e no local deixaram apenas um pequeno cavalete, o que não impediu o acidente.

Vale ressaltar que no local onde ocorreu o grave acidente constantemente surgem novos vazamentos na tubulação da empresa Agespisa.

Ninguém da empresa não foi encontrado para falar do ocorrido.

COMENTAR


LUTOU COM ASSALTANTES

Ciclista é atacado e agredido por dois criminosos em rua de cidade no Piauí


PUBLICADO EM19.04.2019 – 12H37COMPARTILHAR

O ciclista da cidade de Esperantina João Paulo, conhecido como Carlito Telvez, foi atacado por dois assaltantes em uma das ruas do Conjunto Palestina em Esperantina e foi agredido pelos criminosos. As informações são do Jornalesp.

Ele contou que estava se dirigindo para a sua residência quando foi surpreendido com a ação dos dois criminosos.

Carlitos Telvez chegou a travar uma luta com os dois marginais com o intuito de não entregar o seu aparelho celular.

Segundo a vitima, mesmo gritando por socorro, nenhum vizinho apareceu para lhe ajudar.

João Paulo afirmou que algumas ruas do seu bairro estão completamente escuras e tudo isso pode ter influenciado na ação da dupla de assaltantes.

COMENTAR


PISTA FOI INTERDITADA

Carreta carregada de soja tomba em rodovia entre cidades do Piauí


PUBLICADO EM19.04.2019 – 11H22COMPARTILHAR

Uma carreta carregada de soja tombou nesta quinta-feira (18/04), na Rodovia PI-392, que liga a cidade de Bom Jesus a Currais, no Sul do Piauí. As informações são do Portal Ponto X.

O acidente aconteceu na curva do Riacho da Palmeira, a carreta tombou e o motorista saiu apenas com escoriações.

A pista ficou interditada até que uma equipe da Força Tática do Batalhão de Bom Jesus chegou ao local para organizar o trânsito.

De acordo com informações a carga de soja foi liberada para a população.

COMENTAR


ACIDENTE NO SUL DO ESTADO

BR-135: colisão entre ambulância e carreta deixa uma pessoa morta e três feridas


PUBLICADO EM19.04.2019 – 11H04ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM19.04.2019 – 11H22COMPARTILHAR

Um acidente envolvendo uma ambulância do município de Parnaguá e uma carreta deixou uma pessoa morta e três feridas na manhã desta sexta-feira (19/04), na altura do quilômetro 127 da BR-135, no município de Bertolínia. As informações são do Repórter Alessandro Guerra.

De acordo com as primeiras informações, a vitima fatal era acompanhante de um paciente . O motorista que ficou preso as ferragens foi socorrido para o hospital de Floriano, assim como a enfermeira e o paciente.

Fotos: Roberval Saraiva

COMENTAR


ONDA DE CRIMES

Assaltante armado rende funcionarias e rouba farmácia no Piauí


PUBLICADO EM19.04.2019 – 09H45COMPARTILHAR

Um assaltante armado roubou a Drogaria Pague Bem Menos, no bairro Morada Nova, em Cabeceiras do Piauí, nesta quinta-feira (18/04). As informações são do Cabeceiras em Foco.

O criminosos estava de capacete, entrou na farmácia e imediatamente anunciou o assalto, sacando uma arma e apontando para as duas atendentes que foram obrigadas a entregar todo dinheiro que tinha no caixa.

As funcionarias da farmácia relataram que foi um momento de muito medo.O assaltante roubou a quantia de dinheiro e saiu na PI-113, entrou na estrada carroçal em sentido a localidade Satisfeito. Em menos de 8 dias já foram registrados 3 assaltos no município de Cabeceiras e a população está apavorada.

COMENTAR


SUSPEITO AGREDIU A VÍTIMA

Homem é preso após usar uma batata-doce para simular arma em assalto


PUBLICADO EM19.04.2019 – 09H33COMPARTILHAR

Um homem de 29 anos foi preso após tentar roubar um rapaz na noite dessa segunda-feira (15/04), em um bairro da parte alta de Maceió, capital de Alagoas. Até aí, nada de diferente. O inusitado foi que o criminoso usou uma batata-doce para simular uma arma de fogo.

Segundo informações do portal G1, o bandido conseguiu levar a vítima até um matagal, onde ele o agrediu com uma barra de ferro. Percebendo que, na verdade, o objeto que o homem usou para anunciar o assalto não era uma arma de fogo, o rapaz reagiu e imobilizou o criminoso.

“Percebi que o assaltante estava me batendo mesmo com uma arma na cintura e desconfiei. Então decidi imobilizá-lo, arrastei ele com uma chave de braço e pedi ajuda a quem passava pela pista”, contou a vítima em entrevista à TV Pajuçara.

O criminoso acabou sendo preso e levado para a Central de Flagrantes I da capital alagoana, onde foi autuado por tentativa de roubo.COMENTAR


INTERNADO NO HUT

Homem é baleado ao reagir a prisão e tentar tomar arma de policial no Piauí


PUBLICADO EM19.04.2019 – 09H26COMPARTILHAR

Um homem identificado por Samuel Araújo de Oliveira, 27 anos, vulgo Samuel Jabuti, foi baleado por um policial militar durante uma abordagem nessa quinta-feira (18/04) em um bar no Bairro São João na cidade de Campo Maior. O suspeito tentou tomar a arma do policial. As informações são do Campo Maior em Foco.

Segundo a PM, por volta das 16h a guarnição foi chamada para o atendimento de uma ocorrência de baderna provocada pelo suspeito, que ao perceber a chegada dos policiais empreendeu fuga e pulou um muro, iniciando uma perseguição.

“Nosso policial foi tentar detê-lo e o acusado tentou tomar a arma do policial. O PM reagiu e efetuou quatro disparos, que atingiram o acusado e também o pé do policial, no momento em que travavam luta corporal”, disse o comandando do 15º BPM major Etervaldo Alves.

Samuel foi atingido por três disparos: dois acertaram a pernas e um a região lombar, perfurando o intestino dos suspeito, segundo dados preliminares do médico de plantão que atendeu a Samuel Jabuti no hospital. 

O policial militar e o suspeito foram encaminhados ao hospital. O PM se encontra fora de perigo, enquanto que Samuel encontra-se no HUT em Teresina e está custodiado pela Polícia Militar, a fim de ser apresentado à delegacia tão logo seja liberado pelo médico.

Ainda segundo a polícia militar, somente no dia de ontem, foram três ocorrências policiais envolvendo o suspeito.COMENTAR


EXIBINDO 25 DE 13059. VEJA MAIS

© 2001 – 2019 | 180graus. Todos os direitos reservados.

 Voltar

 Voltar

notification icon

Deseja receber notificações com notícias do 180graus.com?