Siga as Redes Sociais

Polícia

Servidor do TJ é alvo da 2ª fase da operação Acesso Negado deflagrada pela PF

Segundo a PF, o objetivo é colher elementos de prova que ratifiquem a tese de que advogados tiveram acesso a informações sigilosas após pagamento de vantagem indevida a servidor da Justiça Estadual do Piauí.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16/12), a “Operação Acesso Negado II – Epifania“. que apura tentativa de vazamento de informações sigilosas acerca da Operação Delivery, onde advogados e investigados teriam tentado acessar indevidamente informações sigilosas relacionadas aos fatos investigados.

Nesta fase da investigação estão sendo mobilizados 10 policiais federais para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina-PI e Matias Olímpio-PI, expedidos pela Justiça Federal de Teresina. Segundo a PF, o objetivo do cumprimento das medidas judiciais é colher elementos de prova que ratifiquem a tese de que advogados tiveram acesso a informações sigilosas referentes à operação, dentre outros casos, após pagamento de vantagem indevida a servidor da Justiça Estadual do Piauí.

“No curso dos trabalhos foram identificados indícios razoáveis de que servidor da Justiça Estadual do Piauí teria realizado acesso indevido a sistemas da Justiça Estadual do Piauí no intuito de informar a advogados acerca de expedição de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva decorrente de investigações policiais. O inquérito policial aponta ainda que o referido servidor recebeu vantagem indevida no intuito de satisfazer interesse do advogado investigado”, informou a PF.

Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelos crimes de corrupção ativa/passiva (arts. 317 e 333 do CP), violação do sigilo funcional (art. 325 do CP) e embaraço a investigação que envolve organização criminosa (art. 2º, §1º da lei 12.850/13) cujas penas somadas podem chegar a 22 anos de reclusão. 

Sobre a Operação Acesso Negado

A Operação Acesso Negado, investigou atos ilegais de intervenção e embaraçamento a Operação Delivery, que apura desvio de recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) destinado ao município de União.

Segundo a PF, durante a Operação Delivery  foram identificados atos escusos relacionados a encontros obscuros com agentes públicos no intuito de obter informações sigilosas, acesso indevido a processo judicial sigiloso, convergência e manipulação de versões, atos intimidatórios no intuito de frustrar a investigação policial, dentre outros fatos.

O jornalista Tony Trindade, então assessor do prefeito de União foi apontado como uma das pessoas envolvidas na ação criminosa. À época, um sítio do jornalista, localizado na zona Urbana de Monsenhor Gil, também foi alvo de buscas e ele chegou a ser preso.

A prisão preventiva do jornalista foi revogada após o pagamento de fiança no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais). O juiz Leonardo Tavares ainda proibiu Tony Trindade de manter contato, pessoalmente ou por meio telefônico/eletrônico, com os demais investigados nos autos do inquérito policial, e ainda proibiu dele ausentar-se da comarca em que reside até o final da investigação.


O nome da operação – Epifania

O termo “epifania” é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem”.

Polícia

Motorista fica ferido após capotar veículo na zona leste de Teresina

Avatar

Publicado

em

Um motorista, que não teve a identidade revelada, ficou ferido após capotar um veículo na madrugada deste sábado (19)na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina.

De acordo com as testemunhas, o motorista estava dirigindo uma HB20 quando perdeu o controle do veículo, colidiu em outros carros que estava estacionado, e capotou em seguida. A principal suspeita é de que o motorista  tenha dormido no volante.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou os primeiros socorros tanto para o motorista como para uma pessoa que estava no local, e acabou sendo ferida.

O caso será investigado.

Continue Lendo

Polícia

Caminhoneiro é autuado após ser flagrado portando anfetaminas na BR 316

Avatar

Publicado

em

Policiais Rodoviários Federais autuaram na manhã desse (19), um homem de 27 anos por portar afetaminas, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Toda a ação ocorreu na BR 316 no município de Teresina/PI.

Os policiais abordaram o veículo de carga SCANIA/P 310 B8X2 e notaram que o condutor apresentava um nervosismo fora do comum e, ao realizar a busca pessoal foram encontrados 31 unidades de comprimidos de medicamento Nobésio Extra Forte. Esse medicamento é utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, comumente conhecido como “rebite”, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06 Porte de droga para consumo (Consumado). A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal em Teresina/PI para os procedimentos necessários. O condutor se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial referente à prática delituosa.

Continue Lendo

Polícia

Homem é assassinado em praça no Norte do Piauí

Avatar

Publicado

em

Um homem identificado como Nadson José foi assassinado a tiros na noite dessa sexta-feira (18) na praça do Conjunto Espedito Resende, em Piripiri, no Norte do Piauí.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima estava sentada em um banco de praça quando uma dupla, em uma motocicleta, chegou no local e atirou contra a vítima.

Nadson não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas apenas constatou o óbito da vítima. Os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat