Siga as Redes Sociais

Polícia

Operação Campanile: PF mira fraudes em contratos firmados pela Sesapi que ultrapassam R$ 33 milhões

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/PF

Nesta terça-feira (12/01), a Polícia Federal deflagrou a fase ostensiva da Operação Campanile, e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina-PI, Joca Marques-PI, Parnaíba-PI, Pelotas-RS e São Paulo-SP, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A ação envolveu cerca de 100 policiais federais e sete auditores da Controladoria-Geral da União. 

“As ordens judiciais cumpridas hoje denotam a prática de crimes de fraude à licitação por ajuste que inviabiliza o caráter competitivo e por elevação arbitrária dos preços, falsidade ideológica e organização criminosa e têm o intuito de aprofundar as investigações acerca de irregularidade nos processos de dispensa de licitação bem como de execução dos contratos”, informou a PF.

Foto: Divulgação/PF

Segundo a PF, desde a decretação do estado de calamidade em razão pandemia causada pela Covid-19 foram firmados, mediante dispensa de licitação, diversos contratos entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e três  empresas fornecedoras de equipamentos hospitalares, medicamentos, insumos e estruturas modulares para instalação de hospitais temporários, custeados notadamente com recursos do Fundo Nacional de saúde e Ministério da Saúde, que totalizam, em valores já pagos pelo Estado, R$ 33.725 milhões.

“Durante a investigação constatou-se que se tornou praxe, justificada pela situação de emergência de saúde internacional, a adoção da contratação por dispensa de licitação. Ocorre que os contratos investigados demonstram a formalização de processos administrativos em desacordo com a legislação específica, notadamente no que se refere à publicidade, acarreando contratos suspeitos com empresas que não possuem condições técnicas de atender ao objeto contratado na quantidade, especificações ou no prazo especificado ou reconhecidas como fornecedoras de produtos com preços majorados, implicando em gastos excessivos pela Sesapi”.

Foto: Divulgação/PF

O nome da Operação

Campanile é uma palavra de origem italiana. Em seu sentido literal significa torre que contém sinos. No sentido figurado é “interesse de pequeno grupo de indivíduos” em alusão aos núcleos organizacional e empresarial investigados.

Polícia

Mulher é executada a tiros dentro da própria residência em Parnaíba

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Deusiane Ferreira de Amorim, de 45 anos, foi morta a tiros na noite dessa segunda-feira (18/01), em sua própria residência, localizada não bairro Planalto, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.

Segundo informações repassadas pela polícia, a vítima foi surpreendida por quatro homens, que chegaram em uma motocicleta, e dispararam várias vezes contra ela, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. A filha de Deusiane também estava na casa no momento do crime, ela tentou ajudar a mãe e também acabou baleada.

A jovem, que não teve a identidade revelada, foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Estadual Dirceu Mendes Arcoverde (HEDA), em estado grave.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo de Deusiane.

Até o momento, nenhum suspeito foi localizado. A Polícia Civil investiga o caso.

“Tanto a vítima como a filha já foram presas por tráfico de drogas e tinham ligações com esse meio. Então, estamos investigando se o crime tem alguma relação com isso”, informou a polícia.

Continue Lendo

Polícia

Dicap cumpre 15 mandados de prisão contra acusados de tráfico, estupro e homicídio em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Divisão de Captura da Polícia Civil (Dicap) desencadeou nas primeiras horas desta terça-feira, (19/01), a operação “Segue o Exercício“, com o objetivo de dar cumprimento a 15 mandados judiciais de prisão pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas e roubo qualificado, em Teresina. Esta é a primeira ação de 2021 realizada pela Polícia Civil.

“Cada alvo do mandado tem sua característica própria, então, tem o momento oportuno para ser realizada a prisão. Além disso, são mandados que estão sendo cumpridos apenas na capital”, disse o delegado Willame Moraes, coordenados da Dicap.

Ele ainda explicou a dinâmica da ação.

“São crimes praticados contra a pessoa mediante violência. Então, a gente vem constantemente fazendo levantamentos. Quando despachamos equipes desencadeando operações, os alvos já foram visualizados, já sabemos o grau de perigo, como encontrá-los, de que forma fazer a abordagem e tudo isso é repassado pela equipe que vai executar esse mandado de prisão”, continuou o delegado.

Participam da operação 60 policiais, entre civis e militares, do 1DP, 2DP, 3DP, 4DP, 5DP, 8DP, 9DP, 10DP, 11DP, 12DP,, 23DP 24DP, 17DP, DHPP, DEPRE, CORE e Força Tarefa SSP.

O nome da Operação

“Segue o Exercício ” é em homenagem ao Agente de Polícia Civil Diesy Less Santos Simeão que faleceu recentemente em razão de complicações causada pela Covid-19. “Segue o Exercício” era a frase utilizada e repetida constantemente pelo saudoso policial.

Continue Lendo

Polícia

Idoso é preso no momento em que iria fazer o Enem no Litoral do PI

Avatar

Publicado

em

Um idoso de 70 anos, identificado pelas iniciais como J.F.F.L., foi preso neste domingo (17) no Colégio Diocesano, na sala 01, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, o idoso foi preso após o cumprimento de um mandado de prisão, que estava em aberto contra ele. O idoso iria fazer a prova do Enem quando acabou sendo preso.

Ainda conforme a assessoria da Secretaria de Segurança, o Boletim Enem 2021 informou que em Teresina, duas salas na Universidade Federal do Piauí, ocorreram problemas com energia elétrica, sendo os alunos substituídos imediatamente para outras salas.

CONFIRA O BOLETIM – ENEM

O Centro Integrado de Comando e Controle – Operação ENEM informa que durante as primeiras duas horas de prova do Enem, neste domingo (17), ocorreu uma prisão de um homem de iniciais JFFL, 70 anos, no Colégio Diocesano, sala 01, na cidade de Parnaíba. Segundo informações da Polícia Civil, JFFL possuía mandado de prisão em aberto e encaminhado para Central de Flagrantes do município.

Na cidade de Teresina, duas salas na Universidade Federal do Piauí, ocorreram problemas com energia elétrica, sendo os alunos substituídos imediatamente para outras salas não havendo prejuízo com tempo com o horário da prova.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat