Polícia Federal deflagra nova operação no PI e prende mulheres suspeitas de fraude no INSS

Nesta segunda-feira (24/05), a Polícia Federal deflagrou a Operação Múltiplas Faces e deu cumprimento a três mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina, contra suspeitos de estelionato e fraude contra o INSS.

Segundo a PF, as investigações iniciaram após duas prisões em flagrante realizadas em agências da Caixa Econômica Federal, em Teresina, nos dias 1º de fevereiro de 2019 e 13 de agosto de 2020, que indicaram a existência de uma associação criminosa. Há cerca de uma semana, outro grupo foi preso na capital tentando realizar saques com documentos falsos.

“Três mulheres que, mediante falsificação de documentos, fingiam ser outras pessoas e também aliciavam terceiros para se passarem por segurados do INSS, com o objetivo de realizarem transferências de benefícios previdenciários para possibilitar saques e empréstimos consignados nos benefícios dos verdadeiros segurados”.

Foto: Divulgação/PF

Ainda conforme a PF, foram identificadas fraudes em 17 benefícios, com prejuízo efetivo de aproximadamente R$ 2,7 milhões.

O valor do prejuízo estimado, levando-se em consideração a expectativa de vida média da população brasileira, é de aproximadamente R$ 8,5 milhões”.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado (Art. 171, §3º), associação criminosa (Art. 288), falsidade ideológica (Art. 299) e uso de documento falso (Art. 304), todos do Código Penal Brasileiro, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a 20 anos de prisão. 


Foto: Divulgação/PF

Nome da operação

Segundo a PF, o nome da operação, Múltiplas Faces, é uma referência ao fato de as investigadas assumirem diversas outras identidades para possibilitar a fraude aos cofres da União.