Polícia e Ministério Público deflagram operação ‘Codinome 40’ contra facção criminosa no PI

Nesta terça-feira (01/06), a Polícia Civil e o Ministério Público do Piauí (MP-PI), através do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP) e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagraram a operação “Codinome 40”, com objetivo de reprimir a atuação de uma facção criminosa que atua no estado do Piauí.

Segundo o MP, a operação foi inicialmente articulada, em repressão ao homicídio do corretor Francisco Ismael Rodrigues Soares, ocorrido no dia 02 de dezembro de 2020.

Foto: Divulgação/MP-PI

O nome da ação, ‘Codinome 40’, faz referência ao nome da organização criminosa intitulada Bonde dos 40, dedicada à prática dos mais diversos crimes dentre os quais a lavagem de capitais, tráfico de entorpecentes e homicídios, com destaque para o que vitimou o corretor na Avenida Barão de Gurgueia, zona Sul de Teresina.

A operação contou com a participação das equipes da Policia Rodoviária Federal, DICAP – Divisão de Capturas , DEPRE – Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes , POLINTER – Polícia Interestadual, GRECO – Grupo de Repressão ao Crime Organizado e CORE – Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais e Polícia Militar.

Foto: Divulgação/MP-PI