Foragido da justiça, ex-prefeito de Esperantina Felipe Santolia, é preso em São Paulo

O ex-prefeito de Esperantina, Antônio Felipe Santolia Rodrigues, foi preso nessa quarta-feira (23/06) no litoral norte do estado de São Paulo. Ele respondia a processo, tinha mandado de prisão em aberto por desvio de recursos públicos, realizado enquanto era gestor do referido município, de 2005 a 2008.

“Ele foi acusado por desvios milionários ocorridos enquanto ocupava o cargo público, respondeu a processo e integrava o rol de pessoas procuradas, com pena de doze anos e três meses”, diz nota da polícia.

Em São Paulo, ele adotou o nome de “Xico Namastê”, e um visual totalmente diferente, com barba e cabelos longos.

“segundo inicialmente se apurou, o procurado permaneceu incógnito, se furtando da aplicação da Lei por anos, utilizando-se de outro nome, novo apelido, deixou a barba e seus cabelos crescerem, atos que lhe proporcionavam livre movimentação pelo município”, informou a polícia.

A prisão foi realizada pela equipe da Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas da Polícia Civil de São Paulo com apoio da Gerência de Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí. O ex-prefeito foi localizado no município de Caraguatatuba. 

As equipes da Divisão de Capturas se dirigiram à residência que servia de esconderijo e como escritório de uma empresa de tecnologia que comercializava em aplicativo voltado ao desenvolvimento dos pequenos comércios daquela região e não localizaram Antonio no local, porém, desenvolvidas diligências, o mesmo foi encontrado no centro do município enquanto divulgava o aplicativo a pequenos comerciantes.

A Polícia ainda informou que, ao ser abordado pelos policiais, o ex-prefeito tentou se esquivar da prisão apresentando documento falso, com dados de terceira pessoa, oriundo do Estado de Minas Gerais, ostentando sua fotografia, acrescentando ser primo de Antonio Felipe e continuou a negar sua real identidade.

O ex-prefeito foi transportado à sede da Divisão de Capturas para realização dos procedimentos de Polícia Judiciária e será recolhido a estabelecimento prisional onde permanecerá à disposição da Justiça.