Em pouco mais de doze horas, PRF apreende 285 unidades de rebites com caminhoneiros

Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 285 unidades de rebites em pouco mais de doze horas. Em um dos casos, os policiais prenderam um homem de 40 anos acusado do crime de Tráfico de Drogas. As ações aconteceram nas cidades de Picos-PI, Valença do Piauí-PI e Floriano-PI.

O homem, natural de Iguatu-CE, conduzia o veículo de carga VOLVO/FH 540 6X4T no momento da abordagem. Os policiais verificaram que o veículo não poderia estar transitando naquele horário. Durante a fiscalização, os policiais verificaram um certo nervosismo por parte do caminhoneiro e concluíram, através da documentação apresentada, que a combinação veicular transportava carga com excesso de peso. Foi verificado cerca de 46 toneladas a mais sendo transportada indevidamente.

Ao fazer uma verificação no interior do veículo, os policiais encontraram 11 frascos contendo 189 unidades de NOBÉSIO EXTRAFORTE (rebites).

O condutor informou que esses medicamentos estavam sendo levados para um amigo na cidade de Petrolina-PE, porém não conseguiu confirmar a veracidade dos fatos.

Além dessa ação, outras fiscalizações foram realizadas no combate à posse-consumo de anfetaminas. O objetivo foi retirar de circulação condutores que estivessem sob o efeito de drogas, e como resultado tivemos a autuação de 05 condutores na sua maioria caminhoneiros que estavam portando anfetaminas da marca Nobésio Extra Forte. Esse medicamento é utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, comumente conhecido como “rebite”, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.

Em todas as situações acima, os condutores flagrados responderão por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06 Porte de droga para consumo (Consumado). As ocorrências foram encaminhadas aos Juizados Criminais de cada município para os procedimentos necessários. Os acusados se comprometeram a se fazerem presentes em audiência judicial referente à prática delituosa. No caso da ocorrência na cidade de Floriano/PI, o homem foi preso e encaminhado à Polícia Civil e deverá responder pelo crime de Tráfico de Drogas. Além disso, o veículo foi autuado e recolhido e só deverá ser liberado após a retirada do excesso de peso verificado.