Inquérito sobre morte de Firmino é concluído, mas Justiça decreta sigilo

O inquérito que investiga a morte do ex-prefeito, Firmino Filho, foi concluído. A informação foi confirmada pelo coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, o Barêtta, nesta quinta-feira (06/05).

“Hoje completam 30 dias da morte do ex-prefeito Firmino Filho. E, durante todos esses dias, nos debruçamos sobre provas e fizemos todos os levantamentos necessários. O inquérito está muito bem instruído, com todos os atos periciais e oitiva de pessoas. No total, 17 testemunhas foram ouvidas, inclusive fora do estado do Piauí. E as provas esclarecem todas as circunstâncias do fato que levou o ex-prefeito Firmino a essa morte violenta”, explica o delegado.

Apesar da conclusão do inquérito, a Polícia Civil vai aguardar a manifestação do Ministério Público e do poder judiciário. Conforme o delegado, no decorrer da investigação o presidente do inquérito teve que representar por medidas cautelares, o que levou a justiça decretar o sigilo do caso.

“O que nós podemos falar é que nós temos uma peça muito bem feita, muito bem trabalhada pelo delegado chefe da Delegacia de Homicídios Leste, Dr. Divanilson e sua equipe. O relatório é muito objetivo e sem nenhuma bruma e suposições. Agora, o Ministério Público é quem vai se manifestar, e por força de uma decisão judicial nós não podemos adentrar no mérito. Mas eu quero afirmar para a sociedade piauiense que o inquérito não deixa nenhuma dúvida sobre a natureza jurídica do fato em si”, reitera o delegado.

Relembre

O ex-prefeito Firmino Filho, foi encontrado morto há exatos 30 dias, em 06 de abril de 2021, após cair do 14º andar do Edifício Manhattan River Center, na zona leste de Teresina. No local, funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), na zona leste de Teresina, onde Firmino trabalhava.