'Secretarias são de articulação e não de gestão', diz deputada sobre pastas do governo do PI

Nesta terça-feira (21), a deputada estadual Teresa Britto (PV), criticou a forma como as Secretarias do Piauí estão sendo geridas. A parlamentar falou sobre as contratações realizadas pelo governo do Estado e denunciou que 300 servidores foram admitidos de maneira irregular, destacando que esse número é referente, somente, à Secretaria de Governo.

Teresa Britto relembrou que a ação vai em contra mão com a recomendação do Tribunal de Contas do Piauí (TCE), que notificou o Estado por estar acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A deputada também relatou os prejuízos causados à população piauiense, em especial, no que diz respeito a questão da saúde.

“Tenho aqui o documento do TCE com a recomendação sobre os limites prudenciais do Governo do Estado com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e também vemos uma Ação Civil Pública tramitando na Justiça obrigando o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, a pagar o que deve aos hospitais municipais e até regionais do Estado. Em contrapartida vemos a nomeação de mais de 300 pessoas na Secretaria de Governo para ocupar cargos em uma pasta que não cabe dez pessoas. Ou seja, a Secretaria de Governo é de articulação e não de gestão, assim como a secretaria de Saúde e Educação”, disse a deputada.