Moro manda tropas da força penitenciária para Manaus (AM)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou nesta segunda-feira (27/05/2019) que enviará tropas da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para reforçar a estrutura de segurança do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no Amazonas, que registrou 15 mortes nesse domingo (26/05/2019). Mais 42 óbitos ocorreram em outras unidades prisionais nesta segunda. Informações de O Globo.

Segundo a assessoria do ministro, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) espera apenas a formalização do pedido do governo do Amazonas para mandar o reforço.PUBLICIDADE

O envio das tropas da força-tarefa foi acertado entre Moro e o governador Wilson Lima (PSC), que conversou com Moro na tarde deste domingo.

“Acabei de falar com o ministro Sergio Moro, que já está mandando uma equipe de intervenção prisional para o estado do Amazonas, para que possa nos ajudar neste momento de crise e um problema que é nacional: o dos presídios. A qualquer momento a equipe de intervenção do Ministério da Justiça desembarca no estado para nos ajudar” afirmou o governador em nota.PUBLICIDADE

Ao todo, o número de vítimas no sistema prisional do Amazonas chega a 57 em dois dias.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), foram confirmadas mortes no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM 1), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

Fonte: Metrópoles