Siga as Redes Sociais

Política

Em audiência Stanley Freire fala sobre responsabilidade do governo na falta de medicamentos para pacientes renais

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Nesta quarta-feira (05), a falta de medicamentos para atendimento aos pacientes renais crônicos foi discutido em audiência pública na Câmara Municipal de Teresina, proposta pelo vereador Stanley Freire (PR).

De acordo com o vereador, que é paciente renal, a situação merece atenção especial do legislativo teresinense e exige do poder público ações eficazes e de curto prazo.

“Propus essa audiência, porque esse é um problema que eu sinto na pele, por isso quero deixar a minha contribuição para essa classe, que sofre com a falta ou atraso na distribuição dos medicamentos pela Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais do Piauí. Essa é uma forma de chamar a atenção das nossa autoridades, do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, Ministério Público, OAB, e demais órgão que possam ajudar a suprir essa demanda da população, porque hoje muitas pessoas que precisam tomar essa medicação não estão tomando por irresponsabilidade do Governo do Estado”, disse o parlamentar.

Foto: Laurivânia Fernandes/encarando.com

A audiência contou com a presença de representantes de órgão como a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, Fundação Municipal de Saúde, Associação dos Pacientes Renais do Piauí, Ministério púbico do Piauí, Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais do Piauí e Ordem do Advogados do Brasil.

Luís Filho, presidente voluntário da Associação dos Pacientes Renais, destacou que existem mais de 2.800 pacientes renais no estado e destes apenas uma parcela de 30% podem pagar por esses medicamentos, os outros 70% dependem do estado. Por isso ressalta a importância da discussão do tema.

“A gestão pública, no caso da Secretaria de Saúde do Piauí, é quem tem a responsabilidade sobre essa medicação. Nós que somos pacientes renais e fazemos hemodiálise também contribuímos com o estado, então, o que estamos pedindo aqui, não é um favor, nem caridade, nós estamos solicitando que o estado cumpra o seu dever. Temos sérios problemas no em relação ao direcionamento da saúde para pacientes com problemas renais, dentre eles, a precariedade das instalações e enfermarias. Mas aqui, estamos nos atentando para a questão dos medicamentos, pois os pacientes estão sofrendo por falta dessa medicação. E mais, além da doença nós ainda temos que nos preocupar se haverá medicação para o tratamento”, relatou.

O que diz o Governo do Estado

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), foi representada pela diretora da Diretoria de Assistência Farmacêutica do Estado (Duaf), Wanda de França Avelino, que respondeu a perguntas dos presentes. Em sua fala a gestora afirmou que o estoque com todas as medicações foi regularizado no final do mês de maio.

“Estávamos a bastante tempo com essa medicação em falta, uma média de seis meses, mas isso aconteceu por conta de um problema no processo de licitação que fez com que o estoque que tínhamos não fosse suficiente para suprir a demanda. No entanto, esse processo licitatório já foi regulado e já estamos autorizados a realizar as compras dos medicamentos”.

No entanto, ao ser questionada sobre a não disponibilidade da medicação em algumas clínicas, ela disse que os mesmos só foram distribuídos em duas clínicas, por questões burocráticas.

“Esses medicamentos foram distribuídos em duas clínicas, mas faltam quatro para receber. Mas isso é devido ao processo de protocolo. A clínica tem que enviar até a farmácia a relação dos pacientes e a quantidade mensal para cada paciente, e só dessa forma nós poderemos demandar”.

Foto: Laurivânia Fernandes/encarando.com

Entretanto, de acordo com o que foi relatado por pacientes, todo esse processo é prejudicial ao tratamento e, na maioria das vezes, há uma demora entre o envio dos documentos solicitados e o abastecimento.

“Todas as clínicas poderiam ser abastecidas na mesma ocasião, não entendemos porque estipulam datas para o envio de documentos, já que existem vidas que dependem dessa medicação”, afirmaram.

Eleições

Fábio Abreu apresenta sintomas da covid-19 e aguarda resultado de exame

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal e candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Abreu (PL) informou que está com sintomas da covid-19, por isso, cancelou sua agenda oficial desta quinta (01/10) e sexta (02/10).

Abreu ainda disse que, apesar dos sintomas, está se sentindo bem e aguarda o resultado do teste de covid para confirmar ou descartar a doença. Até lá, o candidato cumprirá alguns compromissos de forma remota.

“Em relação ao meu estado de saúde, estou bem e tranquilo, mas apresentei no dia de hoje alguns sintomas que podem ser tanto da covid-19, quanto de uma simples gripe. Por via das dúvidas, eu resolvi me afastar, e isolar, até que o resultado dos exames saiam. Cancelei a agenda de hoje e de amanhã, e de acordo com o resultado do exame, poderei cancelar os demais compromissos, até que se cumpra o protocolo estabelecido pela OMS”, destacou.

Segundo Abreu, o resultado dos exames devem sair ainda nesta sexta.

Assista ao vídeo:

Continue Lendo

Política

Quem é o piauiense Kassio Nunes Marques, cotado para vaga de Celso de Mello no STF

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Samuel Figueira/TRF 1ª Região

Cotado para ocupar a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador federal Kassio Nunes Marques, de 48 anos, tornou-se um dos favoritos do presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo, ele, inclusive, já manifestou a preferência a auxiliares.

Kassio Nunes Marques nasceu em Teresina, no Piauí, em 16 de maio de 1972. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especializou-se em Processo e Direito Tributário, pela Universidade Federal do Ceará, fez mestrado pela Universidade Autônoma de Lisboa e cursa doutorado na mesma instituição.

O desembargador começou a carreira jurídica na advocacia. Como advogado, foi indicado em 2008 a uma vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e, e m 2011, tomou posse como desembargador federal do TRF-1, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff (PT), após ser indicado ao cargo em lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para assumir uma vaga no STF, o candidato precisa ser sabatinado e ter o nome aprovado pelo Senado.

Senador comenta possível indicação

O senador Ciro Nogueira (PP), usou suas redes sociais para comentar a possível indicação de Kassio Nunes Marques ao cargo.

“Como senador do Piauí, tenho certeza de que os outros dois senadores, o governador, a vice, toda a bancada federal, toda a bancada estadual, todos os prefeitos e vereadores e – acima de tudo – todo o povo do nosso estado ficarão honrados com a escolha de um piauiense para o Supremo Tribunal Federal. Não seria nunca uma conquista pessoal, por maiores que sejam as qualificações do indicado. Seria um reconhecimento ao povo do Nordeste e, especialmente, ao talento e à capacidade de todos os piauienses. Por isso estou também na torcida”.

Continue Lendo

Eleições

Confiante, Wellington Dias acredita que aliados terão vitória em dois terços dos municípios

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT), disse acreditar que seus aliados sairão vitoriosos em pelo menos dois terços dos municípios piauienses, onde disputam as eleições.

Confiante, o governador disse ter chegado à conclusão, após avaliar o cenário eleitoral e a forma como os líderes de posição têm conduzido suas ações.

“Há uma avaliação inicial de que temos as condições de ter vitória em dois terço dos municípios. Temos uma quantidade significativa de prefeitos e vereadores. Em alguns lugares temos mais de um líder do nosso campo na disputa. Mas apesar da disputa, nosso objetivo é um projeto comum, e quem se elege dentro do projeto, tem maior facilidade, já que a gestão é um trabalho que se faz em conjunto entre município e estado, integrado com a bancada e o setor público e privado”, destacou.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat