'Há um só Brasil', diz carta assinada por Wellington Dias para inclusão do PI na reforma da Previdência

O governador Wellington Dias e outros oito governadores do Nordeste, divulgaram, nessa quinta-feira (06), carta direcionada à Presidência da República a respeito do projeto de reforma da Previdência, e se mostram contrários a pontos vitais da proposta, como a desconstitucionalização das regras de aposentadoria e o sistema de capitalização. 

No documento, os governadores nordestinos reconhecem a necessidade das reformas da Previdência, tributária, política e a revisão do pacto federativo e criticam o que chamam de divisionismo que “tem acirrado os ânimo e paralisado a nação”.

No documento, intitulado “Há um só Brasil que é de todos os brasileiros”, os governadores reconhecem a necessidade de reformas da Previdência, Tributária e Política, mas destacam que há divergências em pontos específicos a serem revistos, como nos casos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria dos trabalhadores rurais. Para os líderes a desconstitucionalização da Previdência acarretará “em incertezas para o trabalhador”.

Os governadores defendem ainda a manutenção dos Estados na proposta e a previsão de tratamentos diferenciados para outras categorias profissionais. No documento eles dizem que as ações “representam o abandono da questão previdenciária à própria sorte, como se o problema não fosse de todo o Brasil e de todos os brasileiros”.

O governador do Piauí, Wellington Dias destacou que é necessário diálogo entre as partes. “Queremos cooperar e encontrarmos o melhor caminho para todos os brasileiros, baseados no preceito de que deve haver um terreno sólido para retomarmos o crescimento e enfrentarmos a crise. O diálogo se faz necessário para chegarmos a um entendimento que beneficie a todos”, disse o governador.

A carta é assinada pelos governadores de Alagoas, Renan Filho (MDB), da Bahia, Rui Costa (PT), Ceará, Camilo Santana (PT), do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), da Paraíba, João Azevêdo (PSB), de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), do Piauí, Wellington Dias (PT), do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).

Clique aqui e leia a carta!