MPF-PR afirma que vazamento de chat entre Moro e Dallagnol é “criminoso”

entos após o site Intercept ter divulgado troca de mensagensentre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol para interferir na Operação Lava Jato, o Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR), onde está a força-tarefa das investigações, divulgou texto para “informar que seus membros foram vítimas de ação criminosa de um hacker que praticou os mais graves ataques à atividade do Ministério Público, à vida privada e à segurança de seus integrantes”. A nota foi publicada na noite deste domingo (09/06/2019).

Segundo o MPF-PR, a ação do hacker invadiu telefones e aplicativos de procuradores da Lava Jato usados para comunicação privada e no interesse do trabalho, “tendo havido ainda a subtração de identidade de alguns de seus integrantes. Não se sabe exatamente ainda a extensão da invasão, mas se sabe que foram obtidas cópias de mensagens e arquivos trocados em relações privadas e de trabalho”.

O órgão explica, ainda, que “dentre as informações ilegalmente copiadas, possivelmente estão documentos e dados sobre estratégias e investigações em andamento e sobre rotinas pessoais e de segurança dos integrantes da força-tarefa e de suas famílias”.

O texto garante haver tranquilidade de que “os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial, em mais de cinco anos de operação. Contudo, há três preocupações. Primeiro, os avanços contra a corrupção promovidos pela Lava Jato foram seguidos, em diversas oportunidades, por fortes reações de pessoas que defendiam os interesses de corruptos, não raro de modo oculto e dissimulado”

Fonte: Metrópoles