Senado aprova derrubar decretos que flexibilizam porte de armas; Veja como votaram os senadores do PI

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (18), por 47 votos a 28, o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que pede a suspensão dos decretos do presidente Jair Bolsonaro que facilitaram o porte de armas.

Com a decisão, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. As regras previstas nos decretos continuarão valendo até que a Câmara vote o tema e, eventualmente, aprove a suspensão dos decretos.

O direito ao porte é a autorização para transportar a arma fora de casa. É diferente da posse, que só permite manter a arma dentro de casa.

Assim que o Senado tomou a decisão, Bolsonaro publicou a seguinte mensagem em uma rede social: “Por 47 a 28, o Senado derrota nosso Decreto sobre CACs e Posse de Armas de Fogo. Esperamos que a Câmara não siga o Senado, mantendo a validade do nosso Decreto, respeitando o Referendo de 2005 e o legítimo direito à defesa.”

Saiba como votaram os senadores piauienses

No senado, os piauienses Ciro Nogueira (Progressistas) e Elamano Férrer (Poemos), votaram a favor do decreto que flexibiliza o porte de armas. Já Marcelo Castro (MDB), votou contra os decretos.

Vale ressaltar que os votos dos senadores refletem a atual situação da relação entre eles e Jair Bolsonaro (PSL). Elmano Férrer, é aliado do presidente, desde o segundo turno das eleições de 2018, enquanto Ciro Nogueira, busca uma aproximação com o governo. Já Marcelo Castro, faz oposição ao governo.

Com informações do G1