Projeto propõe criação do 'Mais Médicos do Piauí' para sanar déficits do programa federal no estado

Muitas cidades do Piauí ainda enfrentam problemas com a saída dos médicos cubanos. De acordo com a coordenadora do programa Mais Médicos no estado, Edivani Braga, o estado conta com 132 municípios inseridos no Mais Médicos, destes cerca de 40 continuam sem a cobertura do programa.

Um Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), propõe a criação do programa ‘Mais Médicos do Piauí’. A iniciativa tem como objetivo instituir uma bolsa de ensino, aperfeiçoamento e pesquisa na área de Saúde da Família, pelo período de um ano, para os médicos do curso de medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O projeto, de autoria do deputado estadual Henrique Pires (MDB), já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Alepi e, aguarda um parecer do Governo do Estado.

Como cria despesas para o Estado, a proposta foi apresentada na forma de indicativo de projeto de lei. Dessa forma, segundo o parlamentar, os custos devem permanecer praticamente os mesmos, já que a fonte pagadora da Saúde tem praticamente toda a sua origem no mesmo fundo nacional.

“O que mudaria é que, com o Programa Médicos da Família do Piauí os profissionais do Estado teriam maior incentivo e poderiam ser aproveitados para preencher a demanda deixadas pelos médicos que saíram do programa federal Mais Médicos”, explicou o deputado.  

Leis semelhantes já foram aprovadas no Ceará, Espírito Santo e em cidades como Campinas em São Paulo.