Fábio Xavier defende candidatura de Abreu e diz que decisão será tomada com orientação de Wellington Dias

O presidente estadual do PR, deputado Fábio Xavier, falou sobre as expectativas do partido em torno das eleições municipais em 2020, bem como a possibilidade de assumir a secretaria estadual de Cidades.

O parlamentar afirma que o partido deve ter candidato a prefeito de Teresina e reitera que essa é uma orientação do diretório nacional. Entretanto a escolha do nome ficará a cargo da direção estadual do partido, que, segundo ele, defende o nome do secretário de Segurança, Fábio Abreu.

“O secretário Fábio Abreu tem total liberdade para tomar essa decisão. Nós já tivemos varias reuniões com o diretório nacional do partido em Brasília e eles nos orientaram a que nós trabalhássemos pelas candidaturas próprias do partido, até porque agora, nós não temos mais coligação proporcional. Então nós precisamos trabalhar para ter uma chapa forte. E a defesa pela candidatura do secretário (Fábio Abreu), se dá diante do desempenho dele a frente da secretaria de Segurança. Então ele tem nosso total apoio, não só do diretório estadual, mas como do nacional, que deixou essa decisão a cargo do diretório municipal, conduzido pelo deputado, coronel Carlos Augusto”, declarou o deputado em entrevista ao Programa Diálogo Franco da TV Jornal Meio Norte.

Fábio Xavier ainda negou a informação de que vai retomar o comando da secretaria das Cidades, mas não descartou a possibilidade de retorno futuramente.

“O governador não tratou sobre essa decisão comigo. Permaneço na Assembleia desempenhando a função de deputado e, obviamente estarei sempre a disposição do governador caso, ele entenda que isso seja uma necessidade. Mas estou me sentindo muito confortável na Assembleia”.

Alianças

O PR faz parte da bancada governista, e com isso surge o questionamento sobre como serão compostas as alianças entre os partidos no pleito municipal, já que alguns deles, anunciaram candidaturas próprias, como é o caso MDB, do deputado Themítocles Filho, que deve lançar o nome de Dr. Pessoa, o PSD com Georgiano Neto e o PT, que vivencia um embate em torno dos nomes de Franzé Silva e o vereador Dudu.

O deputado afirmou que não tem pressa para buscar alianças e, que isso só acontecerá com a proximidade das eleições.

“Nós estamos a mais de um ano para a realização das eleições. Ainda nem houve conversa com eles. Não tem como discutir formação de grupo político em uma altura dessa. O que existe agora é que cada partido tem que fazer sua parte, se fortalecer, organizar seu conjunto de candidatos, discutir entre si e conversar com outros partidos, mas nada que se possa estar formatando uma parceria que vai ser efetiva. Até lá nós não sabemos nem se os que já estão filiados vão ficar. Então eu não vou perder meu tempo com isso, eu estou interessado é em desenvolver meu mandato, quem quiser tratar de campanha já para fazer acordo agora, o PR não vai fazer. Isso será no momento certo, quando conversarmos com todos os partidos e vamos aguarda para ver como é que vai estar o cenário e vamos tomar essa decisão com o principal interessado, que é o deputado Fábio Abreu”, disse o parlamentar.

Fábio Xavier ainda falou sobre o posicionamento do governador Wellington Dias (PT) em meio a esse cenário.

“Fazemos parte de uma aliança governista e existem muitos candidatos dentro dessa aliança. Eu entendo que em função do respeito e da cordialidade a gente precisa sempre está ouvindo a opinião do governador. Nosso partido é unido e nós vamos sempre estar tomando decisões com base nas orientações do governador”.

O parlamentar também comentou sobre como seu partido pretende atuar para viabilizar a possível candidatura do secretário Fábio Abreu na capital.

A gente entende que é necessário traçar estratégias, porque as eleições de Teresina nunca foi fácil e a gente sabe que o PSDB é um partido que tem a muitos anos a hegemonia da prefeitura, e nunca perdeu. É um partido importante, que tem líderes importantes, tem uma administração equilibrada e para que se possa vencê-lo, nós precisamos mostrar algo diferente. Não se pode levar na brincadeira uma eleição onde vai se ter a frente um candidato do PSDB. E para isso, eu tenho acompanhado e conversado muito com o Fábio (Abreu), e tenho visto aí ideias que, eu espero que ele as explane como explanou pra mim e me convenceu. Ele vai ter a oportunidade de falar isso, mais adiante e mostrar para Teresina suas ideias e propostas e eu tenho confiança de que o povo vai assimilar muitas delas”.