Ex-presidente Fernando Collor é alvo de operação da Polícia Federal

O ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor (PROS-AL) é alvo de uma operação da PF (Polícia Federal) realizada hoje que apura “um esquema de lavagem de capitais por meio de compras de imóveis” em leilões judiciais.

Batizada como Arremate, a operação é realizada em Maceió e Curitiba. No total, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão nas capitais de Alagoas e do Paraná. Eles foram autorizados pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal). Como Collor tem prerrogativa de foro privilegiado, as ações ficam a cargo do Supremo. Elas estão sob sigilo.

Os investigadores apontam que Collor estaria envolvido em um esquema no arremate de imóveis em 2010, 2011, 2012 e 2016. A PF aponta que o político utilizaria um “laranja” com a proposta de “ocultar a sua participação como beneficiário final das operações”.

Os valores envolvidos no esquema chegariam a R$ 6 milhões, segundo as investigações.

“Essas compras serviriam para ocultar e dissimular a utilização de recursos de origem ilícita, bem como viabilizar a ocultação patrimonial dos bens e convertê-los em ativos lícitos”, diz a PF.

Os crimes apurados, de acordo com a PF, são os de lavagem de ativos, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, falsificações e organização criminosa.

Fonte: Uol