Operação da PF mira deputado Sergio Souza

Agentes da PF (Polícia federal) estão nas ruas em 4 Estados, na manhã desta 2ª feira (21.out.2019), para cumprir mandados de busca e apreensão de uma operação que mira o deputado Sergio Souza (MDB-PR). A ação, batizada de Grand Bazaar, é para desarticular esquema de fraudes a fundos de pensão.

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão autorizados pelos STF (Supremo Tribunal Federal) estão sendo realizados em Curitiba (PR), São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O gabinete do congressista na Câmara dos Deputados também foi alvo dos mandados.

Segundo informações da PF, a investigação começou em 2018 após delação premiada de 1 operador financeiro que atuou em outros esquemas já apurados nas Operações Cui Bono e Patmos, em 2017. As fraudes também foram investigadas por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que funcionou na Câmara dos Deputados em 2015 e 2016.

A PF detalhou que a lavagem de dinheiro investigada “envolvia a remessa de recursos desviados dos fundos de pensão para empresas de fachada nos Estados Unidos”.

Cerca de 100 policiais federais cumprem buscas contra autoridades públicas, operadores financeiros, 1 advogado e empresários que teriam pago propina ao deputado em troca de proteção na CPI dos fundos de pensão.

Fonte: Poder 360