Alepi aprova regime de urgência para tramitação da PEC que trata da previdência do Estado

Depois de um longo debate em decorrência de um requerimento apresentado pelos deputados de oposição, Teresina Britto (PV) e Gustavo  Neiva (PSB), foi aprovado o regime de urgência para a tramitação da Mensagem do Governo do Estado – PEC (Proposta de Emenda a Constituição nº3) que altera a disciplina do regime próprio da previdência social do Estado do Piauí. O pedido de urgência do Governo, apresentado pelo líder deputado Limma (PT), foi aprovado com os votos contrários das deputadas Teresa Britto (PV), Lucy Soares (Progressistas) e Gustavo Neiva (PSB).

O requerimento dos deputados de oposição pedia a realização de uma audiência pública para discutir a matéria no plenário da Assembleia. Depois de uma sugestão do líder do Governo e do presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), que defenderam debate mais técnico e que a realização da audiência fosse decidida na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a ideia foi acatada pela oposição. O requerimento dos deputados vai para a comissão e se aprovado pelos seus membros a audiência pública será realizada na CCJ.

Participaram da votação os deputados Wilson Brandão, B.Sá, Firmino Paulo, Júlio Arcoverde, Lucy Soares e Hélio Isaías do Progressistas, Severo Eulálio (MDB), Franzé Silva, Limma, Ziza Carvalho e Francisco Costa do PT, Gessivaldo Isaías (Republicanos), Oliveira Neto (Cidadania), Evaldo Gomes (Solidariedade), Teresa Britto (PV), Gustavo Neiva (PSB), Flávio Júnior (PDT), Dr. Hélio e Cel. Carlos Augusto, Fábio Xavier, todos do PL e Nerinho do PTB.

Governo fala em debate político, oposição defende sindicatos

Na defesa de que a audiência pública deveria ser decidida na CCJ o deputado Limma argumentou que a Assembleia já havia realizado uma audiência pública para trata da reforma da previdência, mas o argumento do líder foi refutado pela oposição. Segundo Limma levar o debate para o plenário seria tornar o debate mais político do que técnico. Gustavo Neiva lembrou que foi debatido na Casa foi o projeto nacional. “Projeto este que demorou nove meses sendo discutido no Congresso, que o PT votou contra, mas que aqui quer votar sem discutir, quer urgência”, afirmou o deputado.

A deputada Teresina Britto defendeu que a audiência pública dará oportunidade aos sindicatos e aos servidores de conhecer a proposta do Governo. “O que queremos é que os 100 mil servidores do Estado possam ter acesso as explicações e que possam entender a proposta”, reforçou a deputada.  O secretário de Governo, Osmar Júnior, acompanhou o debate. A análise da realização da audiência será levada à pauta da CCJ pelo presidente das Comissão, deputado Júlio Arcoverde.

Fonte: Alepi