Bolsonaro impulsiona programa de saneamento criado na gestão piauiense da Funasa

O presidente Jair Bolsonaro impulsionou o Programa Nacional de Saneamento Rural – PNSR- que agora passa a se chamar Saneamento Brasil Rural, criado a partir de um convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante a gestão do deputado piauiense Henrique Pires que foi presidente nacional da Funasa de 2014 a 2017.

Cerca de 40 milhões de pessoas, de áreas rurais do país, serão beneficiadas com abastecimento de água, instalações de água e esgoto, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. O objetivo é universalizar o acesso ao saneamento básico em áreas rurais e estima-se que beneficiará 39,73 milhões de habitantes (21% da sua população residente). O é vinculado ao Ministério da Saúde e tem metas a serem cumpridas até o ano de 2038.

Segundo Henrique Pires, o programa começou a ser delineado em 2014 com processo de planejamento e diretrizes e em 2015 o convênio com a Universidade foi assinado partindo para os estudos e a execução do trabalho técnico aconteceu em setembro do mesmo ano. Durante 2017 foram realizadas oficinas em cada macrorregião do Brasil em 2017.

“Agora todo esse trabalho foi coroado com a continuidade dada pelo presidente Jair Bolsonaro mostra o quanto a Funasa trabalhou de forma correta e séria. Temos que parabenizar Rodrigo Sérgio Dias pela continuidade do programa e Ronaldo Nogueira pelo lançamento do programa junto com o presidente Bolsonaro”, diz o deputado.