Projeto de Ciro Nogueira que proíbe venda de carros movidos a gasolina ou diesel é aprovado na CCJ do Senado

A partir de 1º de janeiro de 2030 estará proibida a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis no Brasil e até 2040 nenhum automóvel a gasolina ou diesel poderá circular no país. Veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, ou os carros elétricos continuarão liberados. A medida íntegra o Projeto de Lei do senador Ciro Nogueira (PP), aprovado nessa quarta-feira (12), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Pelo projeto, automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros poderão continuar circulando no país, ainda que usem combustíveis fósseis.

Segundo Ciro Nogueira (PP), outros países estão tomando decisões semelhantes. O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040, a Índia, a partir de 2030, e a Noruega, já em 2025. Ele afirma que esse tipo de veículo é responsável por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis e importante agente causador do efeito estufa, que leva ao aquecimento global.

Ciro sustenta que já se encontram disponíveis soluções tecnológicas que permitem o enfrentamento dessa questão. As principais são os automóveis movidos a eletricidade, carregados pelas tomadas da rede elétrica, como já ocorre em outros países, e, sobretudo no Brasil, os automóveis movidos a biocombustível

O PLS segue agora para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA) da casa.

Com informações do Agência Senado