Câmara aprova abertura do processo de impeachment contra Crivella

Rio –  A Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira, com 35 votos a favor, a abertura do processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB). O requerimento de cassação foi protocolado pelo fiscal da Secretaria Municipal de Fazenda, Fernando Lyra Reys – que acusa crime de responsabilidade de Crivella ao favorecer as empresas OOH Clear Channel e JCDecaux durante renovação de contratos de mobiliários urbanos, em dezembro de 2018.

Com a aprovação do pedido, uma comissão processante será formada com três vereados sorteados que estiveram presentes na votação. Após a publicação da admissibilidade no Diário Oficial, o prefeito Marcelo Crivella terá 10 dias para apresentar sua defesa. A comissão tem até 90 dias para apresentar um relatório, que será votado também na Câmara do Rio.

Caso seja aprovado, o relatório pode determinar o afastamento de Crivella do mandato. Caso contrário, o pedido de impeachment é arquivado. Até a votação do relatório, ele continua no cargo.

Discussão na Câmara

Com as galerias cheias, dos 51 vereadores da Câmara, 49 estavam presentes. Era necessária apenas maioria simples para a aprovação. O primeiro a discursar, antes do voto, foi o vereador Jairinho (MDB), que classificou a denúncia como inoportuna. “Nos momentos difíceis ‘não é momento de condenações prévias’. É o momento de afago”, disse.

Fernando William (PDT) apontou que a ilegalidade cometida pelo prefeito provocou prejuízo de quase 30 milhões aos cofres públicos e, ao ser interrompido diversas vezes por correligionários de Crivella, que acompanharam a votação, apontou para uma das visitantes e bradou: “Jaqueline te conheço”. Com dedo em riste, acrescentou: “Safadona, picareta!!!”

Fonte: O Dia