Saiba quais os principais pontos dos novos pedidos de empréstimos enviados pelo governo à Alepi

Os deputados estaduais analisaram nesta segunda-feira (06), durante sessão virtual, quatro propostas encaminhadas pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), sobre as novas solicitações de empréstimos.

De acordo com o governador Wellington Dias, os recursos serão aplicados na melhoria de setores da saúde, segurança e infraestrutura, bem como, na melhoria de rodovias estaduais.

Após a leitura das mensagens, a oposição pediu o detalhamento da aplicação do dinheiro, enquanto os deputados da base defenderam a aprovação da mensagem.

Os principais pontos das mensagens enviadas tratam:

Mensagem 1 – BIRD

Aditivo para ampliação do valor da operação de crédito em andamento com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento(BIRD) até o valor de 100 milhões de dólares.

Operação inicial referente as ações do projeto Piauí: pilares de crescimento e inclusão social, do ano de 2013, por conter componentes e ações que dialogam com esse momento de extrema gravidade, agilizando os trâmites burocráticos e legais de ambas as partes. Foi acordado com o Banco Mundial

Operação para suporte ao enfrentamento da pandemia do coronavírus, por meio das ações contidas no Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus e de acordo com as orientações do Banco Mundial.

Mensagem 2 – Banco do Brasil

Operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 1 bilhão, para investimentos nas áreas da saúde, segurança e infraestrutura básica.

Mensagem 3 – Banco de Brasília

Operação de crédito junto ao Banco de Brasília no valor de R$ 83 milhões, para restauração e conservação das rodovias piauienses.

Mensagem 4 – Merenda escolar

Autorização para distribuição imediata aos pais ou responsáveis dos estudantes nelas matriculados, de gêneros alimentícios em estoque ou de recursos financeiros à conta do PNAE, durante o período de suspensão das aulas nas escolas públicas de educação básica em razão de situação de emergência ou calamidade pública.

As propostas foram encaminhadas para análise das comissões da Casa e devem ser votadas após a Semana Santa.