Governo faz reunião para reforçar ações de auxílio à população prejudicada pelas chuvas

Nesta sexta-feira (5), os secretários estaduais de Governo, Saúde, Assistência Social, o representante da Defesa Civil e o comandante do Corpo de Bombeiros se reuniram, de forma emergencial, para fazer um balanço sobre a situação de vários municípios do Estado após as fortes chuvas do período e o incidente ocorrido no Parque Rodoviário, zona sul de Teresina.

De acordo com Osmar Junior, secretário de Governo, a reunião foi uma orientação do governador Wellington Dias. “O governador determinou que toda a equipe do Governo, que todos órgãos estejam com a sua estrutura à disposição das ações coordenadas por essa equipe da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Sasc. Estivemos hoje com a direção da Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para que esteja com equipes montadas para emergências. Também conversamos com Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) para que o órgão esteja atento para as emergências na área de barragens e riscos dessa natureza. A Secretária de Saúde foi orientada para que os hospitais e postos de saúde estejam aptos a receber a população em qualquer situação de emergência. Portanto, vamos ficar em alerta máximo até que se supere esse momento grave causado por esse um período de chuvas”, explicou.

De acordo com dados da Defesa Civil no Estado do Piauí, dez municípios estão com decreto de emergência. “Além destes, já temos a solicitação de mais cinco e ainda hoje vamos sugerir esses decretos de emergência para que o governador possa até mesmo solicitar o apoio do Governo Federal. O plano de ação, primeiramente, é o socorro, apoio logístico de socorro e humanitário às vítimas”, informou o secretário de Defesa Civil, Raimundo Coelho.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) está atuando com assistência às famílias, levando equipes com assistentes sociais, psicólogos, analisando a situação e observando as necessidades e encaminhando ajuda humanitária.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Drumond falou sobre o trabalho da entidade neste período. “Enviamos reforço à cidade de Parnaíba que se encontra lá desde a semana passada e encaminhamos ontem um efetivo para Esperantina. Hoje, já está em deslocamento um efetivo para Barras e possivelmente enviaremos também para Batalha. Estamos vendo a situação de Luzilândia.  A polícia militar também entrou em contato conosco disponibilizando efetivo para auxiliar no trabalho com as vítimas das enchentes”, pontuou.

A Secretaria de Saúde destacou seu trabalho de prevenção de epidemias e de apoio aos hospitais municipais. “A Secretária de Saúde está integrada com as demais secretarias do Estado nessa força-tarefa de atenção às famílias desabrigadas e de monitoramento da situação dessas enchentes que estamos vivenciando. Estamos atuando com todas as secretarias e o Corpo de Bombeiros em todo o Estado,em contato com os hospitais municipais e reforçando também nesse processo de imunização da população com profissionais para evitar epidemias”, informou Florentino Neto, secretário estadual de Saúde.

Fonte: Comunicação do Estado