Governo nomeia novo secretário de Vigilância em Saúde, indicado pelo Centrão

O governo nomeou Arnaldo de Medeiros como o novo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Ele é mais uma indicação do Centrão a assumir um cargo no governo.

A nomeação foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, e publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (5) sem a assinatura do ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello.

Medeiros é professor universitário com experiência em gestão hospitalar (veja currículo ao final da reportagem) e vai assumir a secretaria no lugar de Wanderson de Oliveira. Servidor público com mais de 15 anos no ministério, Oliveira pediu para deixar o cargo no último dia 15, em meio à crise da pandemia do novo coronavírus.

Oliveira era auxiliar próximo do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Ambos defendiam o isolamento social como estratégia de contenção do vírus, diferente do que acredita o presidente Jair Bolsonaro. Mandetta deixou o comando da pasta após discordâncias com o presidente sobre as medidas de combate à pandemia.

A Secretaria de Vigilância em Saúde é responsável pelas ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e tem papel fundamental no combate à Covid-19. Dentre as suas funções está a de coordenar programas de relevância nacional, como os de aids, dengue e malária.

Centrão

O governo Bolsonaro vem se aproximando do Centrão nos últimos meses, oferecendo cargos no governo em troca de apoio no Congresso. O Centrão reúne partidos de centro-direita e é conhecido por estar aberto a negociações por cargos em troca de dar ao Planalto sustentação no parlamento.

A aproximação do governo com o Centrão é parte da tentativa de garantir apoio a Bolsonaro caso um eventual processo de impeachment contra ele comece a tramitar no Congresso.

Nesta segunda (1º), como parte das indicações feitas pelo Centrão, o governo nomeou para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte.

No último dia 18, o governo havia nomeado outro indicado pelo Centrão para cargo no FNDE. Garigham Amarante, homem de confiança do ex-presidente do PL, Valdemar da Costa Neto Pinto, foi nomeado diretor de Ações Educacionais do fundo.

A nomeação do novo presidente do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em maio, também contemplou um indicado ao Centrão.

Quem é o novo secretário

O novo secretário é graduado em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele tem mestrado em bioquímica e imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em ciências biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1995), com programa de Doutorado sanduíche no Imperial Cancer Research Foundation (Londres) e Especialização em Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio-Libanês.

De acordo com a plataforma Currículo Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o novo secretário de Vigilância em Saúde era, até pelo menos 20 de abril, professor titular da Universidade Federal da Paraíba.

Na área administrativa, ele tem experiência em gestão hospitalar como superintendente e diretor de Planejamento do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB, e gestão pública como pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Promoção e Assistência ao Estudante da UFPB. Ele também foi diretor de Atenção á Saúde e Vice-Presidente Executivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Fonte: G1