Francisco Costa diz que caos na Evangelina Rosa foi superado

O deputado Francisco Costa (PT) disse, hoje (11), que já foi superada a situação de caos ocorrida na Maternidade Evangelina Rosa no ano passado, quando registrou-se várias mortes de recém-nascidos. O orador defendeu que os integrantes da Comissão de Saúde, Educação e Cultura visitem não somente aquela maternidade, mas todos os estabelecimentos de saúde existentes no Estado, inclusive os municipais de Teresina e no interior.

Francisco Costa afirmou que não se pode deixar de reconhecer que o Governo Wellington Dias tem realizado um grande número de obras no setor de saúde, além de ter adotado medidas para melhorar as condições de funcionamento da Maternidade Evangelina Rosa, como a implantação de centros de partos normais em cidades do interior, como Parnaíba, Floriano e Picos, e a ampliação do número de leitos naquela casa de saúde.

No início do seu pronunciamento, o parlamentar petista esclareceu que não foi contra a visita de parlamentares à Maternidade Evangelina Rosa, mas que defendeu apenas o cumprimento do Regimento Interno da Assembleia Legislativa . “De acordo com o Regimento, para que essa visita fosse feita em nome da Comissão de Saúde, ela deveria ter sido aprovada por essa comissão, o que não aconteceu”, declarou.

Francisco Costa afirmou que o Governo do Estado iniciou ainda as obras da nova maternidade de Teresina, que ficará localizada na avenida Presidente Kennedy, na zona Leste da capital. Em aparte, o deputado Henrique Pires (MDB) lembrou que o ex-presidente Michel Temer liberou recursos para a construção da nova maternidade, assinalando que essa obra vai melhorar a saúde pública no Piauí.

Acrescentou o deputado Francisco Costa que as questões de saúde ultrapassam os problemas da Maternidade Evangelina Rosa e defendeu que elas sejam debatidas pela Comissão de Saúde, Educação e Cultura. Ele concluiu afirmando que os deputados precisam visitar os estabelecimentos de saúde de Teresina e do interior para ver as suas condições de funcionamento.

Fonte: Alepi