Bolsonaro dá sinal verde para Guedes testar aceitação de nova CPMF

O presidente Jair Bolsonaro, decidiu dar um tempo para o ministro da Economia, Paulo Guedes, testar a aceitação do Congresso Nacional da criação de um novo imposto sobre pagamentos eletrônicos.

Mas, segundo auxiliares, Bolsonaro não vai fazer uma defesa pública do novo tributo. Sabe que é impopular defender a bandeira do aumento da carga tributária.

“Se colar, colou. Mas o presidente não vai ficar levantando a bandeira da volta da CPMF ou algo do gênero. Ele tem instinto político”, disse ao blog um auxiliar do presidente da República.

A proposta de criar um novo tributo é capitaneada pelo ministro da Economia e já tinha recebido apoio do setor industrial. Mas no próprio Planalto, a avaliação é a de que a chance de passar no Congresso é mínima.

Parlamentares criticam o novo imposto por considerá-lo semelhante à antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro estuda enviar ao Congresso uma proposta de criação de um novo imposto sobre pagamentos eletrônicos, com alíquota de 0,2%.

Segundo Guedes, a intenção é ampliar a base de cobrança, ou seja, a variedade de itens sobre a qual o imposto incide. Com isso, diz o ministro, seria possível reduzir a cobrança sobre outras bases, como a folha de pagamentos.

Nesta quinta-feira (30), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chamou de “jeitinho” a criação de um novo imposto para bancar a desoneração das folhas de pagamento das empresas.

Fonte: G1