‘Time’ coloca Jair Bolsonaro entre as 100 pessoas mais influentes do mundo

O presidente Jair Bolsonaro é uma 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a tradicional lista da revista Time. Único brasileiro entre os 100, ele aparece nos destaques da categoria “líderes”, ao lado de nomes como o venezuelano Juan Guaidó, o israelense Benjamin Netanyahu e o americano Donald Trump.

No perfil publicado pela revista, o brasileiro é descrito como “um personagem complexo”, que representa uma ruptura com uma década de corrupção, mas que também é “um garoto propaganda da masculinidade tóxica”.

“Depois de três meses como presidente do Brasil, ele representa uma ruptura brusca com uma década de alto níveis de corrupção e é a melhor chance de uma geração para o País pôr em prática reformas econômicas que podem controlar a dívida alta”, diz a publicação. “O ex-oficial do Exército é também um garoto propaganda da masculinidade tóxica, homofóbico ultraconservador empenhado em travar uma guerra cultural e talvez reverter o progresso do Brasil no ataque às mudanças climáticas”, diz a revista.

Time afirma que as controvérsias envolvendo o presidente e sua atuação escondem uma “importante verdade” sobre o País: “o Brasil continua sendo uma democracia dinâmica com instituições robustas que vão limitar as coisas boas e os danos que ele pode causar”. Para a revista, Bolsonaro terá que “aprender a trabalhar com este sistema” se quiser fazer alguma coisa.

O Brasil não teve representantes na última lista, de 2018. Em 2017, o jogador de futebol Neymar e a cientista Celina Turchi, que fez pesquisas sobre zika, foram lembrados. Um ano antes, o atual ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sérgio Moro, esteve entre os “líderes” – na época, ele comandava a Operação Lava Jato em Curitiba como juiz da Polícia Federal.

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) apareceram na lista duas vezes cada. O líder petista, hoje preso e condenado na Lava Jato, apareceu em 2004 e 2010. Já sua sucessora, cassada em 2016, foi lembrada nas listas de 2011 e 2012.

Além da categoria “líderes”, a revista elencou neste ano os destaques em outras quatro categorias: “pioneiros”, “artistas”, “ícones” e “titãs”.

Fonte: Isto É