Filiada ao PP, primeira vereadora com síndrome de Down do Brasil assume mandato

A fisioterapeuta Luana Rolin, de 26 anos, se tornou no último dia 15 de março, a primeira vereadora portadora de síndrome de Down do país. A parlamentar, que concorreu às eleições em 2020 na cidade de Santo Ângelo – RS, conseguiu a primeira suplência e, agora, em decorrência do afastamento temporário do vereador eleito para cargo, Luana atuará como membro da Câmara Municipal da cidade.

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira, comentou a importância da ação e da representatividade de classes na política.

Luana Rolim fez história na política brasileira e avançou muito no esforço que todos devemos fazer pela inclusão. Luana, filiada ao Progressistas, tornou-se primeira brasileira com síndrome de Down a assumir mandato de vereadora, na Câmara Municipal de Santo Ângelo (RS). Isso traz alegria e confiança em um futuro de inclusão e respeito às diferenças. Em nome do Progressistas e de todos aqueles que acreditam numa sociedade mais inclusiva, saúdo a vereadora Luana e desejo êxito em suas ações. Que o exemplo nos motive”, disse o senador.

Sobre a parlamentar

Luana Rolim sempre estudou em escolas regulares e tem graduação em fisioterapia. As bandeiras defendidas pela atual vereadora são a aplicação da Lei Brasileira de Inclusão e das Tecnologias Assistivas, a inclusão da Língua Brasileira de Sinais nas escolas e a formação continuada para professores, objetivos também da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e suas filiadas.

No mês da mulher, quando também é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03), Luana Rolim representa as pessoas com deficiência e prova que as pessoas com deficiência intelectual, desde que estimuladas e com oportunidades, podem ter a sua efetiva representatividade.

Assista ao primeiro pronunciamento da vereadora: